Um paciente de 69 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial sistêmica, encontra-se no pós-operatório de revascularização do miocárdio. No primeiro dia após a operação está lúcido, sem suporte ventilatório, obedecendo aos comandos vagarosamente. Ao exame físico foram verificados pressão arterial normal (118 x 75 mmHg) e frequência respiratória ligeiramente aumentada de 23 irpm, provavelmente resultante da diminuição de pH, que estava em 7,2. Dispneia e tosse com desconforto na região esternal sugerem a presença de edema pulmonar, que favoreceu ao aumento da pCO2 (57 mm de Hg). A concentração de HCO3 estava elevada. Para entender o caso relatado é importante conhecer as estruturas e funções dos sistemas relacionados: cardiovascular, respiratório e nervoso. Pensando nisso responda às seguintes questões:
a) Na revascularização do miocárdio, indique as artérias que iniciam a oxigenação do coração e seus principais ramos?;
b) Explique anatomicamente e fisiologicamente a pequena e grande circulação explicando o trajeto pelos vasos sanguíneos e câmaras cardíacas;
c) Explique a fisiologia do processo de inspiração e expiração pulmonar, bem como o efeito do pH sobre as áreas de controle neural da respiração.
Tabela com os valores normais dos dados do relato:
Parâmetros
Valores normais
Frequência respiratória
12 a 20 irpm
pH
7,4
pCO2
40 mm de Hg
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Na revascularização do miocárdio, indique as artérias que iniciam a oxigenação do coração e seus principais ramos?
Bom tendo em vista que a cirurgia revascularizada miocárdica é um procedimento para pacientes com bloqueios importantes das artérias que nutrem o coração, vamos a resposta: a artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda ramificam-se a partir da aorta (imediatamente depois que sai do coração) para fornecerem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco. E os principais ramos do coração são divididos em quatro câmaras dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo) os dois lados direito e esquerdo do coração são separados pelos septor interatrial e interventricular.
b) Explique anatomicamente e fisiologicamente a pequena e grande circulação explicando o trajeto pelos vasos sanguíneos e câmaras cardíacas
Pequena circulação é o transporte de sangue nos pulmões, inicia-se na artéria pulmonar (que sai no ventrículo direito), seguindo pelos arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (até alvéolos onde ocorrem as trocas gasosas). Grande circulação é o transporte do sangue a todo o organismo inicia-se no ventrículo esquerdo, onde o sangue é bombeado para artéria, cujas ramificação que reduzem seu calibre em artérias, arteríolas e capilares chegam a todos os tecidos. O trajeto entre as duas circulações são uma hemácia percorrendo todo corpo, a partir do átrio direito, ela passa pelo ventrículo direito é impulsionada por este é sai do coração pela artéria pulmonar tem o início da pequena circulação.
c) Explique a fisiologia do processo de inspiração e expiração pulmonar, bem como o efeito do pH sobre as áreas de controle neural da respiração.
Lembrando que o sistema respiratório é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora da cavidade pulmonares, respondendo a pergunta, a inspiração, que promove a entrada do ar nos pulmões dá-se pela contração da musculatura do diafragma e nos músculos intercostais. O diafragma abaixo das costelas elevam-se promovendo o aumento da caixa torácica com consequente redução da pressão interna forçando o ar a entrar nos pulmões. A expiração que promove a saída de ar dos pulmões dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais forçando o ar a sair dos pulmões. E se o ph está abaixo do normal (acidose), o centro respiratório é excitado, aumentando a frequência e a amplitude dos movimentos respiratórios, devemos então ajudar o sistema nervoso utilizando o protocolo de acidose respiratório funcional.
Explicação:
Bom espero ter ajudado, de acordo com pesquisas de estudos foi a conclusão resumida que consegui.