Um paciente de 52 anos, do sexo masculino, deu entrada no ambulatório de um hospital com queixa de febre, cansaço,tosse produtiva com expectoração de secreção e dispnéia aos esforços. Após exame radiológico, o clínico assistentesolicitou exames laboratoriais para confirmar suspeita de tuberculose pulmonar. Escarro do paciente foi coletado eencaminhado ao laboratório.a) Como a amostra clínica deve ser validada? b) Quais métodos laboratoriais devem ser empregados para os diagnósticos presuntivo e de certeza?c) Como o Ministério da Saúde preconiza a emissão do laudo para o exame bacterioscópico?d) Quais exames devem ser realizados para o diagnóstico diferencial da tuberculose? Cite dois possíveis agentesetiológicos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
a)
A amostra clínica deve ser avaliada pelo baixo número de células de descamação, presença de viscosidade e pela presença de leucócitos.
b)
O métodos laboratoriais que devem ser empregados para o diagnóstico presuntivo podem ser: bacterioscopia pela coloração do Ziehl-Neelsen ou coloração de Auramina-Rodamina.
Os métodos laboratoriais que devem ser empregados para o diagnóstico de certeza podem ser: cultura em meio Lowenstein ou 7H11 após descontaminação do escarro com NaOH.
c)
Observa-se 100 campos (objetiva de100x ou imersão) e, após isso, é relatada a presença de bacilos álcool-ácido resistentes na concentração de 1, 2 ou 3 cruzes.
d)
O exame a ser realizado para o diagnóstico diferencial de tuberculose será o exame a fresco do escarro para pesquisa de fungos.
Possíveis agentes etiológicos: Histoplasma capsulatum , Cryptococcus neoformans e Paracoccidioides brasiliensis .
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta: coleta de escarro
Explicação: