Um paciente, após sofrer um grave acidente, necessitou receber uma transfusão sanguínea. Naquele momento, não havia disponíveis reagentes para a determinação do tipo sanguíneo do paciente. Dessa forma, o responsável pelo banco de sangue, que é do grupo B, fez o seguinte procedimento: colocou seu sangue em contato com o soro do paciente e observou que não ocorreu aglutinação. Entretanto, ao colocar seu soro em contato com o sangue do paciente, houve reação de aglutinação. Tendo descoberto, por meio desse procedimento, o tipo sanguíneo do paciente. Conforme interpretação do enunciado, determine o tipo sanguíneo do paciente.
me ajudem pffffv é urgente
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vish tbm qria saber...
Resposta:
O paciente tem sangue tipo AB
Explicação:
No plasma/soro é onde estão presentes os anticorpos/ aglutinina que causam alguma reação. Nas hemácias (sangue) estão os aglutinogênios que identificam os tipos sanguíneos. Partindo desse ponto:
- Responsável pelo banco tem sangue tipo B, portanto, as hemácias tem aglutinogênio B e não reagem se entram em contato com sangue B. Mas possuem aglutinina anti-A, ou seja, se o plasma do responsável pelo banco entrar em contato com sangue tipo A ou AB ele vai aglutinar.
1ª situação:
" o responsável pelo banco colocou seu sangue em contato com o soro do paciente e observou que não ocorreu aglutinação."
Nesse caso, o sangue B (hemácias) entrou em contato com o soro e o soro não reagiu. Significa que o soro não tem anticorpos para atacar o B, então ele pode ser B ou AB.
2ª situação:
" o responsável coloca seu soro em contato com o sangue do paciente, houve reação de aglutinação."
Nesse caso, o soro do responsável tem anticorpo/aglutinina ANTI - A, o que significa que ele vai reagir/aglutinar na presença de sangue tipo A.
Conclusão:
O paciente tem sangue AB, pois o soro com anti-A reagiu e o sangue do tipo B não reagiu com o soro do paciente.