Um orçamento pode ter propósito de ser “[...] um canal de comunicação e coordenação: incorporando os dados do cenário aprovado e das premissas orçamentárias, é instrumento para comunicar e coordenar os objetivos corporativos e setoriais.” Além de poder ser “[...] um meio para projeções e planejamento: o conjunto das peças orçamentárias será utilizado para o processo de projeções e planejamento, permitindo, inclusive, estudos para períodos posteriores.”
PADOVEZE, C. L. Controladoria básica . 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Cengage Learning, 2016. p.138.
Considerando o excerto apresentado e o conteúdo estudado sobre planejamento, estratégias e metodologias de gestão orçamentária, analise as afirmativas a seguir:
I. Pode-se refinar os orçamentos à medida que o exercício financeiro progride, de forma a considerar o desempenho real correspondente à previsão desejada.
II. O orçamento representa, de forma quantitativa, as estratégias estabelecidas pela organização no seu planejamento.
III. O objetivo da empresa, ao utilizar o orçamento de tendências, é empregar os dados futuros para fins de projeções futuras.
IV. A empresa utiliza prática orçamentária, empregando dados futuros para reprojeções das situações futuras.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
A alternativa está correta, pois o orçamento resulta do planejamento estratégico da empresa, representando de forma quantitativa as estratégias da organização, algo que exige um método para o desenvolvimento, uma vez que não há uma forma única de estruturar o orçamento, bem como de fazer o processo de avaliação e controle. A gerência sênior precisará refinar os orçamentos à medida que o exercício financeiro progride, para considerar o desempenho real correspondente à previsão desejada.
Resposta:
I e II, apenas.
Explicação:
Resposta correta.
A alternativa está correta, pois o orçamento resulta do planejamento estratégico da empresa, representando de forma quantitativa as estratégias da organização. Representação essa que exige um método para o desenvolvimento, uma vez que não há uma forma u´nica de estruturar o orc¸amento, bem como de fazer o processo de avaliac¸a~o e controle A gerência sênior precisará refinar os orçamentos à medida que o exercício financeiro progride para levar em consideração o desempenho real correspondente à previsão desejada.