"Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 operações distintas, as quais, em algumas manufaturas são executadas por pessoas diferentes, ao passo que, em outras, o mesmo operário às vezes executa 2 ou 3 delas".
Adam Smith foi um pensador entusiasta dos novos processos produtivos surgidos durante a Revolução Industrial. Sobre esses processos, devemos afirmar:
Selecione uma alternativa:
a)
Trata-se da divisão social do trabalho, indutora do que Marx denominou alienação do trabalho.
b)
Trata-se da divisão manufatureira do trabalho, indutora do que Marx denominou alienação do trabalho.
c)
Trata-se da divisão social do trabalho, indutora daquilo que Marx denominou exploração do trabalho.
d)
Trata-se da divisão manufatureira do trabalho, indutora do que Marx denominou exploração do trabalho.
e)
Trata-se da divisão manufatureira do trabalho, indutora do que Marx denominou de mais-valia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Oi, tudo bom?
Selecione uma alternativa:
b) Trata-se da divisão manufatureira do trabalho, indutora do que Marx denominou alienação do trabalho.
A divisão manufatureira do trabalho refere-se à um processo capitalista de especialização do trabalho. Note que no texto-base cada operário tem uma função específica. Ele não sabe produzir o produto completo, apenas faz a sua parte, o que constitui um processo de alienação* para Marx.
*Alienação = estranhamento de si mesmo; pensar e fazer o que outros querem. Nesse caso, o trabalhador pensa e faz o que o capitalista determina, sem poder de decisão sobre o seu próprio trabalho.
Bons estudos!
Perguntas interessantes