Um olhar ligeiro a um dos muitos guias de lazer da cidade de São Paulo (cf. Guia da Folha de 21 a 27 de setembro) nos dá ideia do que é essa localidade: são mais de 50 filmes no “circuito oficial” (mais de 250 salas localizadas em 34 shoppings e pelo menos 50 salas em outros endereços) e de um outro tanto semelhante de “filmes alternativos” em cinemas de arte; em torno de 80 encenações de teatro adulto e 20 de teatro infantil estão em cartaz; são mais de 40 shows de música popular (nacionais e estrangeiros); 15 espetáculos (concertos e dança nacionais e estrangeiros); 20 exposições de artes plásticas (nacionais e estrangeiras) nas galerias e nos museus das cidades; restaurantes, bares e casas noturnas revezam-se em, ao menos, 350 indicações a cada semana. Tudo isso sem contar os vários festivais de cinema e de música que se alternam ao longo do ano. Assinale a afirmação errada. *
a) As opções de São Paulo não são bem aproveitadas pelo público do interior e de outros estados, em razãoda precariedade do acesso físico à cidade de São Paulo, o que reduz sua condição de metrópole no país.
b) O fato de a cidade possuir uma população muito grande explica em boa medida a diversidade de atrações, mas a esse aspecto deve-se acrescentar a renda existente e o fato de atrair público externo.
c) O quadro do lazer em São Paulo é uma demonstração de sua condição de metrópole, não só pelo tamanho,mas porque indica que a cidade é integrada, como polo importante, num circuito de artes e espetáculos.
d) Uma vida cultural rica é um “capital” da cidade que, em tese, beneficia a população. No entanto, boa parte da população de São Paulo está alijada dessa condição em função da má distribuição da renda.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
A Cidade de São Paulo constitui hoje, em termos de
hierarquia urbana, uma metrópole global, sendo seu
raio de influência bastante abrangente: irradia-se para
o Estado, para o Brasil e em escala mundial também.
Apresentando uma gama imensa de centros culturais,
salas de espetáculos teatrais, cinemas e casas de shows,
além de museus, constantes eventos como feiras, exposições de artes, restaurantes dos mais diferenciados
cardápios, representativos das várias etnias residentes
no país, bares e festivais de músicas, flores, frutas e
outros que poderíamos ficar infindavelmente enumerando, esta cidade é a grande metrópole da América
Latina.
Todas essas características deitam por terra a alternativa A, pois ela é a negação da possível classificação da
cidade como metrópole.
O público do interior e de outros Estados aflui a São
Paulo, das mais diferentes formas e para as mais distintas atividades, sempre que tenham condições financeiras e interesse para tanto.
São Paulo é uma metrópole de referência internacional,
destacando-se principalmente na América Latina e no
contexto da convivência com os países do Mercosul e
do cone Sul da América Latina, inclusive no setor educacional, com grandes centros universitários e de pesquisa (tecnopólos)