um objeto de massa M = 50 kg inicialmente em repouso fica sujeito as forças f e g. o valor da forca F é 200N e o valoe da força G é 130Newtons. determine:
A) o valor , a direcao, e o semntido da forca resultante
B) o valor, a direção e o sentido da aceleração que o objeto adquire
Soluções para a tarefa
Explicação:
Para responder a questão é necessário conhecer a direção e o sentido de cada força. Como não foi informado, irei desenvolver duas (dentre tantas) possibilidades:
i) F e G na mesma direção (horizontal, por exemplo) e com o mesmo sentido (direita, por exemplo):
a) Fr = F + G
Fr = 200 + 130
Fr = 330 N
Seguindo o exemplo, a força resultante é 330 N, na horizontal e para direita.
b) Fr = m*a
330 = 50 * a
330 / 50 = a
a = 6,6 m/s²
Seguindo o exemplo, a aceleração possui a mesma direção e sentido da força resultante. Assim, vale 6,6 m/s², na horizontal e para direita.
ii) F e G na mesma direção (horizontal, por exemplo) e com sentidos diferentes (F para direita e G para esquerda, por exemplo):
a) Fr = F - G
Fr = 200 - 130
Fr = 70 N
Seguindo o exemplo, a força resultante é 70 N, na horizontal e para direita (pois segue o sentido da maior força, no caso, F).
b) Fr = m*a
70 = 50 * a
70 / 50 = a
a = 1,4 m/s²
Seguindo o exemplo, a aceleração possui a mesma direção e sentido da força resultante. Assim, vale 1,4 m/s², na horizontal e para direita.
OBS: Confira se a questão tem uma figura identificando a direção e sentido de casa força. Se houver, a regra é básica: mesma direção e mesmos sentidos: soma-se as forças; mesma direção e sentidos contrários: subtrai-se as forças. Ah! Caso as forças possuam direção diferentes, o procedimento é diferente. Se for o caso, responda nos comentários que te ajudo.