Um objeto de massa igual a 2kg move-se em linha reta com velocidade constante de 4m/s. A partir de certo instante, uma força de módulo igual a 2N é exercida por 6s sobre o objeto, na mesma direção de seu movimento. Em seguida, o objeto colide frontalmente com um obstáculo e tem seu movimento invertido, afastando-se com velocidade de 3m/s. O módulo do impulso exercido pelo obstáculo e a variação da energia cinética do objeto, durante a colisão, foram, respectivamente:
Soluções para a tarefa
O valor negativo para variação da energia cinética significa que o corpo perdeu energia de alguma forma para o anteparo.
Assim, o módulo do impulso é 26 N.s e a variação da energia cinética é de -91 J.
O módulo do impulso exercido pelo obstáculo e a variação de energia cinética será de: 26 N.s e -91J.
Como funciona o Impulso e a Quantidade de Movimento?
O impulso acaba atuando durante um intervalo de tempo sobre uma determinada grandeza, onde acaba sendo relacionada com a seguinte fórmula:
- I = F . (Δt)
PS: Onde os vetor I e F possuem a mesma direção e sentido.
Já a quantidade de movimento acaba sendo tratada como o produto da velocidade de uma partícula pelo produto de sua massa, e é por isso que quando observamos o enunciado, veremos que:
Esse objeto será igual a 2kg, constante de 4m/s e na parte de um desenvolvendo, veremos que uma força de módulo será 2N com 6s sobre o objeto até em que no momento da colisão, possua seu movimento invertido com uma velocidade de 3m/s.
O que nos permite analisar que já que o valor se tornou negativo para a oscilação da energia cinética projetando que a perda de energia aconteceu, mostra que o módulo de impulso será de 26N.s. E para a nossa variação da energia cinética:
- ΔE = E2 - E1 = 9
ΔE = 9 - 100
ΔE = -91J.
Para saber mais sobre Inércia:
brainly.com.br/tarefa/204289
#SPJ2