Um novo coquetel de drogas anima os cientistas a falarem no fim da AIDS como doença fatal: O AZT e um inibidor de transcriptase reversa inibem a reprodução do vírus em seu estágio inicial (...). Os vírus que escapam são atacados por um inibidor de protease (...). Como resultado, poucos vírus conseguem reproduzir-se (...). O vírus HIV é uma peste microscópica que contém apenas nove genes e mesmo assim se vinha impondo contra o complexo organismo humano e seus 100.000 orgulhosos genes." (Veja, 10/07/1996)
A nova multiterapia combinada para o tratamento dessa terrível doença é resultado do trabalho dos pesquisadores americanos David Ho e Roy Gulick e está amparada em conhecimentos sobre vírus, Biologia Celular e em avanços na área farmacêutica.
Sobre o tema anterior enfocado, é correto afirmar:
(01) Como os demais vírus, o vírus da imunodeficiência humana, HIV, é um parasita intracelular obrigatório.
(02) Transcriptase reversa e protease são substâncias especiais, denominadas enzimas, compostos químicos do grupo dos carboidratos, importantes para o metabolismo viral.
(04) Transcriptase reversa e protease são enzimas que permitem a realização de etapas importantes na multiplicação do HIV.
(08) Inibidores são substâncias que, ao bloquearem as ações das enzimas transcriptase reversa e protease, impedem a multiplicação do HIV.
(16) O genoma (ou material genético) é sempre constituído por DNA, independente de ser vírus ou células.
(32) O ácido nucléico viral é uma molécula reduzidíssima quando comparada com a molécula do ácido nucléico das células humanas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
34
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Saúde,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás