Um navio cargueiro completamente carregado tem uma massa de 1,5. 105 kg. Sabendo que esse navio percorre uma distância de 4000 km em 30 dias com velocidade constante, calcule o valor da força resultante sobre o navio durante o percurso.
(Sem brincadeiras,por favor!)
Soluções para a tarefa
❏ A força resultante que atua sobre o navio é
❏ Essa é uma aplicação simples do princípio fundamental da inércia ou, mais conhecida por primeira Lei de Isaac Newton. Tal lei nos diz que:
“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
De forma mais simplória, essa lei nos diz que um corpo sujeito a uma força resultante nula mantém o seu estado de movimento, isto é, se o corpo estiver em repouso, permanecerá em repouso e se o corpo estiver em Movimento Retilíneo Uniforme, permanecerá com sua velocidade constante ( em módulo, direção e sentido).
Matematicamente,
❏ Para ficar mais completo, vamos nos basear também no Princípio Fundamental da Dinâmica, ou segunda lei de Isaac Newton.
“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”
Matematicamente é expressa por:
❏ Tal que:
- ∑F = Fᵣ = Somatório das forças atuantes = Força resultante - [ N, Newtons ];
- m = massa do corpo - [ Kg, Quilogramas ];
- a = aceleração do corpo ou sistema [ ms⁻² , metros por segundo ao quadrado ]
❏ Vamos resolver a questão!
Pelo princípio fundamental da inércia, concluímos para esse caso do navio que não importa a massa, peso, distância e quantidade de dias, a força resultante sobre o navio será nula.
Isso ocorre justamente pelo fato do navio percorrer seu trajeto a uma velocidade constante, caracterizando um MRU, portanto com ausência de uma aceleração. Dessa forma, o navio tende a permanecer em movimento em linha reta, pois a tendência é que o estado de movimento se conserve, segundo as observações verídicas de Newton.
❏ Para não restar dúvidas vamos colocar na bricadeira a segunda lei de Newton.
Admitindo e a velocidade constante do navio , como dito pelo enunciado, o tempo em que o navio passou em alto mar, podemos ver que realmente o navio não possui aceleração.
Aplicando na expressão que define a segunda lei de Newton:
✅ De fato, a resultante das forças que atuam no navio é nula.
❏ Seção de links para complementar o estudo sobre Dinâmica, Leis de Newton:
- https://brainly.com.br/tarefa/47008754
- https://brainly.com.br/tarefa/12902558