um nadador desce o rio com velocidade de 3,6km/h e sobe o mesmo rio com velocidade de 2,88km/h. Uma vez que o espaço percorrido é idêntico ao de descida (deslocamento igual a zero) e as velocidades do nadador e da correnteza são constantes. Determine a velocidade da correnteza em relação as margens e a do nadador em relação a agua.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
ok . já aviso que essa questão é muito complicadinha de entender, e nem tenho certeza se respondi corretamente. primeiro precisamos entender a questão, o delta s e nulo (pesquisem a diferença entre espaço e distancia) o delta t também não foi revelado ,porém ,oque a questão pede é a velocidade de um corpo em relação a outro por isso usamos a proporção, primeiro precisamos descobrir a velocidade da correnteza que pode ser obtida da diferença das velocidades do nadador ( quando ele subir o rio vai estar contra a correnteza é por isso que a velocidade dele diminui e é também por isso que podemos encontrar a velocidade da correnteza) que é igual a 0,62 km\h agora usamos a proporção : 3,6 km \60 minutos = 0,62\60 minutos que é igual a 4,22 km\h ,essa é a velocidade do nadador em relação a correnteza .A questão também pergunta qual é a velocidade da correnteza em relação a margem do rio, essa equivale a velocidade do rio que é 0,62 km\h, é a mesma coisa porque em um rio a margem não se move (margem é aquela terra ou barranco do rio, os lados e etc, aquilo não se move, fica parado então é nulo, ok . também colocamos a unidade de hora nessa reposta porque em toda a questão utilizamos essa medida de tempo então ela também se repete.
kammers80vkp7dyoi:
se ficar muito difícil de entender escreva as proporções e faça os cálculos que eu não escrevi porque ia ficar muito grande. Boa sorte e bons estudos.
Perguntas interessantes