“Um mundo feito de povos estabelecidos solidamente sobre seus territórios será mais livre do que uma nova Babilônia. Acredito que o número de barreiras dos países tem a função de impedir o processo de ‘hordização’ da humanidade. Sob esse aspecto, o reforço da identidade nacional de cada povo traria ao mundo mais vantagens. Os pólos de atração nacional, liberados do chovinismo, racismo e ódio, podem ser hoje as cidades mais seguras para garantir a implantação dos povos sobre seus territórios.”
A) Segundo o autor, o que quer dizer “estabelecer povos solidamente em seus territórios”?
B) De que forma a convivência pacífica e a aceitação das diferenças podem contribuir para se evitar as novas migrações?
C) No Brasil, convivem povos que ao longo do tempo de integraram ou preservaram suas culturas. Procure alguns exemplos das duas situações na cidade onde você mora.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá, tudo bem?
Seguem abaixo as respostas:
Questão A
Para o autor, povos estabelecidos solidamente em seus territórios implicam em uma forte noção de nação, estabelecidos em uma cultura que não se paute no ódio e racismo pelo medo que seja tomado por estrangeiros.
Questão B
Com a aceitação das diferenças culturais entre os povos, a convivência pacífica tende a levar à diminuição dos conflitos e práticas como a xenofobia.
Questão C
O Brasil foi um país construído com base na imigração e miscigenação dos povos. Na cidade de São Paulo, é possível observar que durante o século XX, houveram diversos fluxos migratórios, como os japoneses e italianos.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás