Matemática, perguntado por ddvc80ozqt8z, 11 meses atrás

Um móvel desloca-se sobre um um eixo de modo que sua abscissa s no instante t é dada por:


s = a. \cos(k.t + l)


Sendo a, k e l constantes dadas, qual os:

a) instantes e posições em que é máxima a velocidade do móvel;

b) instantes e posições em que é mínima a aceleracão do móvel.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
4

Explicação:

Primeiramente, repare que o enunciado do exercício apenas informa que a,\,k,\, l são constantes (reais) dadas (a,\,k,\,l\ \in\ \mathbb{R}). Objetivando descobrir quais são todos os possíveis valores reais que cada uma das três constantes a,\,k,\, l pode assumir, obtém-se, após uma minuciosa análise da função fornecida pelo enunciado, que a e k são reais não nulos (a,\, k\ \in\ \mathbb{R^{*}}) e l um real arbitrário (l\ \in\ \mathbb{R}). Pelo fato de não existir informação a respeito dos sinais de a e k, origina-se quatro possibilidades de sinais para eles, que são dadas por:

\left(a,\, k\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}\right)\ \lor\ \left(a\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}\ \land\ k\ \in\ \mathbb{R_{-}^{*}}\right)\ \lor\ \left(a\ \in\ \mathbb{R_{-}^{*}}\ \land\ k\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}\right)\ \lor\ \left(a,\,k\ \in\ \mathbb{R_{-}^{*}}\right)

Nesta resolução, admitiremos que a e k são reais positivos (analogamente, pode-se admitir qualquer uma das outras três possibilidades), ou seja, a,\, k\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}. Agora, considere f:\mathbb{R}\longrightarrow[-1,1] a função que associa cada real x de seu domínio D(f)=\mathbb{R} ao valor \sin(x) do respectivo contradomínio CD(f)=[-1,1] \left(x\longmapsto\sin(x)\right), cuja lei de formação é f(x)=\sin(x). Analogamente, temos uma outra função g:\mathbb{R}\longrightarrow[-1,1], que associa cada valor x de seu domínio D(g)=\mathbb{R} ao valor \cos(x) do respectivo contradomínio CD(g)=[-1,1] \left(x\longmapsto\cos(x)\right), cuja lei de formação é dada por g(x)=\cos(x). É claramente perceptível que, para qualquer valor real de x, as funções f(x)=\sin(x) e g(x)=\cos(x) sempre assumem valores que vão de -1 a 1 \left(-1\leq \sin(x)\leq 1,\ \forall\ x\ \in\ \mathbb{R}\ \land\ -1\leq \cos(x)\leq 1,\ \forall\ x\ \in\ \mathbb{R}\right). Retornando ao exercício, sabe-se que a função fornecida pelo enunciado é s(t)=a\ \cdot\ \cos(kt+l). Também é sabido que a função derivada primeira de s(t) (espaço/deslocamento em função do tempo) é a função velocidade v(t)=s'(t), e a função aceleração a(t) será a(t)=v'(t) (derivada primeira da velocidade). Assim sendo, vamos à resolução do item a):

s(t)=a \cdot \cos(kt+l)\ \ \ \Longrightarrow

s'(t)=a \cdot \left(-\sin(kt+l)) \cdot (kt+l)'\ \ \ \land\ \ \ s'(t)=v(t)\ \ \ \Longrightarrow

v(t)=-ak\ \cdot\ \sin(kt+l)

Sabe-se que a é um real positivo e k também é real positivo, o que acarreta -ak real e negativo \left(a,\, k\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}\ \Longrightarrow\ -ak\ \in\ \mathbb{R_{-}^{*}}\right). Logo, para que v(t) seja máxima, deve-se ter:

\sin(kt+l)=-1\ \ \ \Longrightarrow

\sin(kt+l)=\sin\left(\cfrac{3\pi}{2}}\right)\ \ \ \Longrightarrow

t=\cfrac{1}{k}\left(\cfrac{3\pi}{2}+2n\pi-l\right),\ n\ \in\ \mathbb{Z}\ \ \ \lor\ \ \ t=\cfrac{1}{k}\left(-\cfrac{\pi}{2}+2n\pi-l\right),\ n\ \in\ \mathbb{Z}

Perceba que as duas expressões trigonométricas acima são equivalentes, com isso basta escolher qualquer uma delas para ser a expressão fornecedora dos instantes que maximizam a função velocidade v(t). Portanto, o instante que maximiza a velocidade v(t) é:

t=\cfrac{1}{k}\left(\cfrac{3\pi}{2}+2n\pi-l\right),\ n\ \in\ \mathbb{Z}

Vimos que a velocidade v(t) será máxima quando \sin(kt+l)=-1, o que acarreta \sin^{2}(kt+l)=1. Já as correspondentes posições associadas à velocidade v(t) máxima serão dadas quando:

\sin^{2}(kt+l)+ \cos^{2}(kt+l)=1\ \ \ \land\ \ \ \sin^{2}(kt+l)=1\ \ \ \Longrightarrow

\cos^{2}(kt+l)=0\ \ \ \Longrightarrow

\cos(kt+l)=0

Quando a velocidade v(t) é máxima, obteremos \cos(kt+l)=0, mas a função s(t) é dada por s(t)=a \cdot \cos(kt+l), o que acarreta s(t)=0. Por fim, a posição associada à maximização da função velocidade v(t) é dada por:

s(t)=0,\ \forall\ t=\cfrac{1}{k}\left(\cfrac{3\pi}{2}+2n\pi-l\right);\ n\ \in\ \mathbb{Z}

Para resolver o item b) procede-se de modo análogo ao descrito acima. Logo após todos os respectivos cálculos, temos que o instante que minimiza a aceleração a(t)=v'(t) do móvel é dado por:

t=\cfrac{1}{k}\left(2n\pi-l\right),\ n\ \in\ \mathbb{Z}

E a posição em que a aceleração a(t) é mínima, é:

s(t)=a,\ \forall\ t=\cfrac{1}{k}\left(2n\pi-l\right);\ n\ \in\ \mathbb{Z}

Um grande abraço!


ddvc80ozqt8z: Perfeito!
Usuário anônimo: Fico feliz por ter ajudado.
ddvc80ozqt8z: O complicado mesmo foram essas constantes.
Usuário anônimo: Verdade.
Usuário anônimo: Obs.: Note que a resolução acima foi baseada na hipótese de que “a” e “k” são reais positivos, mas, para cada uma das outras três possibilidades de sinais, obtém-se um determinado resultado, que pode ou não ser igual ao encontrado na solução acima.
ddvc80ozqt8z: Sim. Mas a resposta do livro é essa mesmo ;)
Usuário anônimo: Ainda bem rsrs. Eu percebi (não sei ao certo) que ao admitir a possibilidade a > 0 e k < 0 (ou a < 0 e k > 0), o produto -ak será positivo, com isso surgiria uma solução distinta da que eu encontrei. Desde que me deparei com essa questão estou intrigado com a possível falta de rigor matemático no próprio enunciado. Mesmo após ter resolvido e acertado o gabarito, continuo achando que houve uma pequena falha no texto rsrs.
ddvc80ozqt8z: Também acho.
Perguntas interessantes