Um momento histórico bastante característico no que diz respeito ao uso político do esporte foi a Olimpíada de Berlim em 1936. Naquele período a Alemanha era governada pelo nazismo, tendo como líder supremo e totalitário Adolf Hitler. [...] A cidade foi decorada com bandeiras e pinturas ostentando os aros olímpicos e a suástica nazista. Hinos nazistas e olímpicos eram entoados a todo tempo nos alto-falantes instalados pela cidade. [...] Durante os jogos, todas as ações exaltavam a ordem e a glória do governo nazista do III Reich. As cerimônias, desfiles e uniformes deixavam a impressão militar e belicosa aparentes. [...] Hitler conseguiu mostrar ao mundo o poder totalitário do nazismo alemão e impressionou a todos com a organização social promovida pelo mesmo, mas não teve sucesso em demonstrar a suposta supremacia racial dos alemães arianos, que foram derrotados por atletas negros, asiáticos e judeus.” SIGOLI, Mário André; DE ROSE JR., Dante. A história do uso político do esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v. 12. n 2. junho 2004. Brasília: UCB, 2004. p. 111-119. 1. A leitura do texto nos permite entender que o principal objetivo da Alemanha Nazista em sediar os Jogos Olímpicos de 1936 era: * 1 ponto a) Demonstrar o desastre que era o Nazismo. Os alemães queriam mostrar que o Nazismo era perigoso e usaram os jogos para pedir socorro ao resto do mundo. b) Demonstrar o sucesso do Nazismo. Os alemães queriam impressionar o mundo, demonstrando sua superioridade, união em torno dos mesmos princípios, orgulho e desenvolvimento. c) Demonstrar que a Alemanha ainda não tinha se recuperado da crise vivida após o fim da Primeira Guerra Mundial e da Crise de 1929. A população alemã ainda estava extremamente pobre e o governo Nazista não conseguia melhorar a situação econômica do país. d) Demonstrar que a Alemanha precisava aprender a praticar esportes com negros, asiáticos e judeus, pois o Nazismo entendia que os alemães eram inferiores ao resto do mundo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) b) Demonstrar o sucesso do Nazismo. Os alemães queriam impressionar o mundo, demonstrando sua superioridade, união em torno dos mesmos princípios, orgulho e desenvolvimento.
2) d) É o símbolo do Partido Nacional Fascista da Itália, liderado por Benito Mussolini. A ideologia do partido defendia a união de todos em torno de um líder forte, com governo de partido único. Forte propaganda e falta de liberdade.
Explicação:
espero ter ajudado
É correta a alternativa B, tendo Hitler tentado usar as Olimpíadas como uma forma tanto de propagar a recuperação econômica parcial da Alemanha quanto uma forma de difundir as suas teorias pseudocientíficas sobre as "raças" humanas. É um dos exemplos históricos do uso do esporte como ferramenta de propaganda política.
O "tiro", contudo, "saiu pela culatra", pois atletas alemães foram repetidamente derrotados em diversas provas, como as do atletismo, que foram vencidas por atletas afro-americanos. Serviu, de todo modo, para que o mundo conhecesse o tamanho do poder interno de Hitler, sendo um triste episódio da história da Alemanha o grau de submissão deste país aos desmandos de um lunático.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/4249425