Português, perguntado por ericampcosta, 1 ano atrás

Um modo eficaz de se desenvolver essas competências nos alunos é trabalhar com a leitura de gêneros argumentativos como o artigo de opinião. Por ser um gênero mais elaborado, de escrita mais formal, o artigo de opinião propicia o trabalho com a coesão e coerência de um texto e as marcas discursivas impressas pelo autor.

(ORSATTO, F. L. O.; SANTOS, B. L.; SANTOS, F. A leitura de textos argumentativos: identificação da tese e dos argumentos. Revista Travessias. Unioeste: Cascavel, Vol.8, nº 1. 20ª edição, 2014.)

Pensando no processo de ler e compreender textos argumentativos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Além do artigo de opinião, temos o editorial e a carta argumentativa como duas formas distintas a permitir o trabalho com a argumentação e com a persuasão do leitor.

( ) Os gêneros argumentativos, de forma geral, possuem características próximas, que relacionam-se à construção de uma opinião específica sobre um assunto e a defesa desse ponto de vista.

( ) Os gêneros argumentativos são formados pelo objetivo comunicativo de expor um determinado assunto, apontando aspectos variados e sem o posicionamento ou sem uma opinião a ser defendida.

( ) O editorial, assim como o artigo de opinião, é um gênero jornalístico que se constrói na defesa de um ponto de vista que será argumentado para provar a tese a ser defendida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por indielly
120

Primeira: V

Segunda: V

Terceira: F

Quarta: V


euderson2016: exatamente
Respondido por Matheusieti
95

Olá!

A sequência correta está em: V-V-F-V.

Partindo deste ponto, notamos que os gêneros argumentativos precisam utilizar elementos de opinião com embasamento.

Para ser mais exato, caso uma construção argumentativa de uma pesquisa não possua referencial teórico, ela perderá sua veracidade, se tornando apenas um artigo opinativo por parte do autor, que pegou um determinado assunto e deu sua opinião, utilizando o senso comum e seus aprendizados mas não bibliografias.

Até mais!

Perguntas interessantes