Filosofia, perguntado por ignaciomateus, 6 meses atrás

Um mesmo objeto ou fenômeno - uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes e subordinados - pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação (MARCONI; LAKATOS, 2003). De acordo com tal assertiva, avalie as afirmações a seguir:
I) O conhecimento científico difere do senso comum em virtude de consistir num
conhecimento sistematizado que visa proporcionar explicações dos fatos oriundos de observações de determinado objeto de estudo.
II) O conhecimento derivado do senso comum consiste em modelos consagrados que se transmite ao longo das gerações sem o devido questionamento de sua validade ou de suas reais relações de causa ou efeito, sem métodos críticos e sem sistematização.
III) A ciência e o conhecimento científico, construídos pelo próprio homem, amparam-se a métodos rigorosos e a objetividade para analisar, pesquisar ou investigar dada situação e objetivo; o conhecimento popular ampara-se a proporções genéricas. No entanto, ambos conhecimentos buscam a verificação, ou seja, a comprovação das hipóteses formuladas pela observação.

É correto APENAS o que se afirma em: *

A) I.
B) I e II.
C) I e III
D) II e III
E) I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por savioe359
1

Resposta:

pela minha pesquisa a resposta é letra b

Explicação:

Ciência e Conhecimento Científico

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO

Ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimento existentes. Para tal, analisemos uma situação histórica, que pode servir do exemplo.

Desde a Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, mesmo iletrado e/ou desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para as diferentes culturas. Tem também conhecimento de que o cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo. Já no período feudal, o sistema de cultivo era em faixas: duas cultivadas e uma terceira "em repouso" , alternando-as de ano para ano, nunca cultivando a mesma planta, dois anos seguidos, numa única faixa. O início da Revolução Agrícola não se prende ao aparecimento, no século XVIII, de melhores arados, enxadas e outros tipos de maquinaria, mas à introdução, na segunda metade do século XVII, da cultura do nabo e do trevo, pois seu plantio evitava o desperdício de deixar a terra em pouso: seu cultivo "revitalizava" o solo, permitindo o uso constante. Hoje, a agricultura utiliza-se de sementes selecionadas, de adubos químicos, de defensivos contra as pragas e tenta-se, até, o controle biológico dos insetos daninhos.

Mesclam-se, neste exemplo, dois tipos de conhecimento: o primeiro, vulgar ou popular, geralmente típico do camponês, transmitido de geração pare geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal; portanto, empírico e desprovido de conhecimento sobre a composição do solo, das causas do desenvolvimento das plantas, da natureza das pragas, do ciclo reprodutivo dos insetos etc.; o segundo, científico, é transmitido por intermédio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que” e "como" os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados, numa visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato - uma cultura específica, de trigo, por exemplo.

Correlação entre Conhecimento Popular Conhecimento Científico

O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do "conhecer". Saber que determinada planta necessita de uma quantidade "X" de água e que, se não a receber de forma "natural”, deve ser irrigada pode ser um conhecimento verdadeiro e comprovável, mas, nem por isso, científico. Para que isso ocorra, é necessário ir mais além: conhecer a natureza dos vegetais, sua composição, seu ciclo de desenvolvimento e as particularidades que distinguem uma espécie de outra. Dessa forma, patenteiam-se dois aspectos:

a) A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.

b) Um mesmo objeto ou fenômeno .- uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes e subordinados -- pode ser matéria do observação tanto para o cientista quanto pare o homem comum; o que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de entreter


ignaciomateus: valeu!!!
savioe359: de nd amigo
Respondido por elamambretti
0

Das afirmações sobre o conhecimento científico e senso comum, estão corretas: B) I e II.

O conhecimento científico e senso comum

O homem é o único animal que observa e questiona.  No princípio da vida, usou da racionalidade para observar fatos cotidianos e aprender. Este é o senso comum. Passado  por gerações, deu fundamento para se ir mais além, para fazer ciência.

Aprendemos a observar e mais, desenvolvemos métodos rigorosos em experimentos que justificavam não mais crenças, mas leis e fórmulas. Fazemos ciência. Portanto, partimos do conhecimento vulgar para então assegurar rigor do método científico.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre O conhecimento científico e senso comum em: brainly.com.br/tarefa/1848337

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes