Física, perguntado por dianafkamada, 1 ano atrás

Um mergulhador a uma profundidade de 20m solta uma bolha de ar com volume de 2,0cm³. A bolha sobe até a superfície, onde a pressão é a pressão atmosférica. Considere que a temperatura da bolha permanece constante e que a cada 10m de profundidade a pressão aumenta a 1 atm. Calcule o volume final da bolha quando ela chega a superfície. Utilize a Lei de Boyle-Mariotte.

Soluções para a tarefa

Respondido por petrosgabriel
11
A lei de Boyle diz que a relação pressão . volume/temperatura (antes) = pressão.volume/temperatura depois. Nesse caso, a temperatura é constante, então não vamos nos preocupar com ela.  

Se a pressão na altura do mar, é 1 atm, e a cada 10m que se desce aumenta 1atm, então o mergulhador a 20m abaixo do mar, está numa pressão de 3 atm. E o volume da bolha é 2cm³ que é a mesma coisa que 2mL. 

Transformando ml em L, temos 0,002 L. 

Se a bolha estava a 20 m abaixo, com essa pressão e esse volume, e ao chegar a altura do mar, fica com 1 atm, vamos relacionar na lei de Boyle;

0,002L . 3 atm = 1 atm . Volfinal
A resposta dessa equação é Volume final = 0,006 L ou ainda 6mL. 
Como a pressão foi dividida por 3, o volume da bolha triplicou. É uma relação inversamente proporcional. 

Espero ter ajudado. 


Respondido por Monyca13riber32
1
0,002L . 3 atm = 1 atm . VolfinalA resposta dessa equação é Volume final = 0,006 L ou ainda 6mL. Como a pressão foi dividida por 3, o volume da bolha triplicou. É uma relação inversamente proporcional. 
Perguntas interessantes