Matemática, perguntado por karimayoub, 5 meses atrás

Um mercado tem um programa de fidelidade e de conscientização da sociedade em seu entorno que consiste no cliente trocar garrafas descartáveis de um mesmo produto, destinadas a reciclagem. Nesse programa, o cliente troca 8 garrafas vazias PET por 1 garrafa cheia.

Devido às festas de fim de ano, uma pessoa que mora na região desse mercado, acumulou em sua casa 134 garrafas PET vazias.

Essa pessoa irá trocar as garrafas vazias, quantas vezes for possível, até não poder mais trocá-las.

Qual é a quantidade máxima de garrafas cheias, sem comprar nenhuma, que essa pessoa pode conseguir com as trocas?

Soluções para a tarefa

Respondido por ncastro13
1

A quantidade máxima de garrafas cheias que o cliente conseguirá obter, sem comprar nenhuma, é igual a 16 garrafas.

Para determinar o número de garrafas que o cliente conseguirá obter será preciso calcular uma Regra de Três Simples.

Regra de Três

A regra de três é uma maneira de relacionar grandezas proporcionais entre si. As grandezas proporcionais são aquelas em que crescem (ou decrescem) em razões constantes.

Observe que a cada 8 garrafas vazias de PET, o cliente consegue uma 1 garrafa cheia, a cada 16 garrafas vazias de PET, o cliente consegue 2 garrafas cheias e assim sucessivamente.

Logo, podemos fazer a seguinte regra de três: 8 garrafas vazias está para 1 garrafa cheia, assim como 134 garrafas cheias está para:

\dfrac{ 8 \text{ garrafas vazias} }{1 \text{ garrafa cheia} } = \dfrac{ 134 \text{ garrafas vazias} }{x} \\\\\\8x = 134 \\\\\\x = \dfrac{134}{8}\\\\\\\boxed{ x = 16,75 \text{ garrafas cheias } }

Observe que o cliente conseguirá somente 16 garrafas cheias,  já que o número de garrafas não pode ser um valor decimal.

Para saber mais sobre Regra de Três, acesse: brainly.com.br/tarefa/43333497

brainly.com.br/tarefa/27805259

Espero ter ajudado, até a próxima :)

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes