ENEM, perguntado por netoreis3705, 10 meses atrás

Um menino com 8 anos de idade, internado em umaunidade pediátrica, recebeu a prescrição de 0,75 mgde digoxina por via intravenosa. Após a administraçãodo medicamento, a criança ficou agitada e começoua vomitar. O enfermeiro detectou que haviam sidoadministradas três ampolas, cada uma delas com2 mL, contendo 0,25mg/mL de digoxina, conformeregistrado no dispensário de medicações.A partir dessas informações, conclui-se que houveA erro de omissão, pois o enfermeiro deveria tersupervisionado o preparo e a administração domedicamento. Estratégias para prevenir este tipode erro incluem a supervisão direta e a duplachecagem das prescrições e diluições.B erro de preparo, pois a diluição do medicamentofoi incorreta. Deve-se buscar o desenvolvimentode programas de educação centrados nosprincípios gerais da segurança do paciente e notreinamento da equipe multiprofissional nasdiferentes etapas do preparo e da administraçãode medicamentos.C erro de prescrição, pois o médico prescreveu umadose errada para paciente pediátrico. Deve-secapacitar a equipe de enfermagem, de forma aimpedir a administração de doses erradas.D erro de administração, pois a criança apresentoureações após a administração do medicamento.Devem ser tomadas medidas para o registrocorreto do preparo e da administração domedicamento, bem como de eventuais reações.E erro de dose, pois foi administrada uma dosediferente da prescrita. Deve-se instituir a práticade dupla checagem, por dois profissionais, doscálculos de diluição, do preparo e da administraçãode medicamentos.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
24

A alternativa correta é a letra E.

Houve uma superdose de digoxina por via intravenosa. A medicação é recomendada para pacientes que apresentam insuficiência cardíaca  congestiva.

Para adultos e crianças maiores de 10 anos que estejam em momento de ataque, é recomendado o uso de 0,75 a 1,5 mg aplicado em uma única dose.

Porém, caso a criança esteja em condição lenta de ataque, o recomendado é uma dose de 0,25 a 0,75mg.

A criança vomitou porque recebeu 0,75 mg, porém ela não estava no momento de ataque.

Abraços!

Respondido por Mstephan
2

Alternativa E. Foi administrado o medicamento acima da dose indicada para o menino de 8 anos ocorrendo  uma super dosagem (erro da dose) e por isso a criança vomitou. Este tipo de erro pode ser evitado sempre realizado dupla checagem no preparo da medicação.

Como administrar medicamento?

Todo medicamento deve ser prescrito médicos bem como sua administração feita por profissionais da saúde certificado para tal. Para evitar erros é necessário checar em duplicata antes de administrar qualquer medicamento.

Os erros mais comuns na administração de medicamentos são:

  • Erro de omissão: quando se recusa a administrar o medicamento;
  • Erro de preparo: quando o erro ocorre durante o preparo do medicamento;
  • Erro de prescrição: quando o medicamento prescrito pelo médico está incorreto do que seria administrado;
  • Erro de administração: quando o medicamento administrado é diferente do que fora prescrito;
  • Erro de dose: quando a concentração da dosagem pode ser maior ou menor do que o prescrito para o paciente específico.

A digoxina é um medicamento indicado para casos de insuficiência cardíaca quando acompanhada de fibrilação atrial. As dosagens para adultos e crianças maiores de 10 anos varia de  0,75 a 1,25 mg (dose de ataque).

Nesse caso a criança possui 8 anos e a dosagem indicada seria de  0,25 a 0,75mg. Foi administrado na criança uma dose de 0,75 mg porém a criança não estava em momento de ataque e vomitou devido a super dosagem do medicamento sendo então um erro de dose.

Estude mais sobre medicamentos em:

https://brainly.com.br/tarefa/10066323

https://brainly.com.br/tarefa/4355

Anexos:
Perguntas interessantes