Um menino arrasta por uma corda um caixote sobre uma superfície horizontal – A força detração na corda tem intensidade de 10N e forma um ângulo de 60° com a horizontal Sabendo queo caixote se desloca em movimento uniforme e que g = 10 mls2, determinar o (s) trabalho (s):
a) da força de tração para um deslocamento de 5m;
b) da força de atrito durante esse mesmo deslocamento;
c) da força-peso e da força normal;
d) da força resultante.
Se alguém puder dar uma força me explicando o cálculo (especialmente na b), na apostila está muito mal explicado
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
O Trabalho(W) de uma força F constante, pode ser calculado pela expressão:
a) O trabalho da tração:
F=T=10 N
d=5 m
cos60=1/2
b) Como é um movimento uniforme a resultante das forças vai ser 0, então o módulo da força de atrito vai ser igual o módulo da componente x da tração.
Calculando, chegamos em:
Como Fat=5N
O trabalho será:
Note que o ângulo entre o deslocamento e a Força nesse caso é 180. Isso por causa do Vetor força de atrito que tem sentido contrário a tração em x. O cos de 180 é -1/2
c e d) Em ambas o trabalho será nulo. Pois essas forças apontam pra baixo e pra cima respectivamente, fazendo um ângulo de 90 graus com o deslocamento. O cosseno de 90 é zero. E isso é suficiente para zerar a expressão do Trabalho W=fdcos(θ)
GabrielFrox:
Ajudou de mais Marlon, Vlw! Só não entendi a questão do ângulo de 180 graus da força de atrito, pode me explicar de outra forma ou me dizer qual matéria eu devo pesquisar para entender ?
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás