Física, perguntado por GabrielFrox, 10 meses atrás

Um menino arrasta por uma corda um caixote sobre uma superfície horizontal – A força detração na corda tem intensidade de 10N e forma um ângulo de 60° com a horizontal Sabendo queo caixote se desloca em movimento uniforme e que g = 10 mls2, determinar o (s) trabalho (s):
a) da força de tração para um deslocamento de 5m;
b) da força de atrito durante esse mesmo deslocamento;
c) da força-peso e da força normal;
d) da força resultante.

Se alguém puder dar uma força me explicando o cálculo (especialmente na b), na apostila está muito mal explicado ​

Soluções para a tarefa

Respondido por marlonmm28
6

O Trabalho(W) de uma força F constante, pode ser calculado pela expressão:

$W=F\,d\,cos(\theta)$

a) O trabalho da tração:

F=T=10 N

d=5 m

cos60=1/2

$W=10\times 5\times cos(60)=50\times \frac{1}{2}=25\,J$

b) Como é um movimento uniforme a resultante das forças vai ser 0, então o módulo da força de atrito vai ser igual o módulo da componente x da tração.

$T_x=T\,cos(\theta)=F_{at}$

Calculando, chegamos em:

$T=F_{at}=10\times cos(60)=5\,N$

Como Fat=5N

O trabalho será:

$W=5\times 5\times cos(180)=-25\,J$

Note que o ângulo entre o deslocamento e a Força nesse caso é 180. Isso por causa do Vetor força de atrito que tem sentido contrário a tração em x. O cos de 180 é -1/2

c e d) Em ambas o trabalho será nulo. Pois essas forças apontam pra baixo e pra cima respectivamente, fazendo um ângulo de 90 graus com o deslocamento. O cosseno de 90 é zero. E isso é suficiente para zerar a expressão do Trabalho W=fdcos(θ)


GabrielFrox: Ajudou de mais Marlon, Vlw! Só não entendi a questão do ângulo de 180 graus da força de atrito, pode me explicar de outra forma ou me dizer qual matéria eu devo pesquisar para entender ?
marlonmm28: É uma questão vetorial. Se você desenhar as "flechinhas" da força de atrito e do deslocamento, verá que força de atrito é para trás (sempre oposta ao movimento) e o deslocamento é para frente. Um vetor para frente e outro para trás o ângulo entre os dois vetores é 180 graus. Se eu conseguisse desenhar aqui era mais fácil explicar rs
GabrielFrox: Então o deslocamento sempre acaba formando um ângulo de 180° com o atrito? Ou vão haver situações em que serão formados outros ângulos?
marlonmm28: Não. Só nesse caso. Você tem que analisar o ângulo entre a força e o deslocamento, pois você precisará do cosseno desse ângulo.
GabrielFrox: Pode me citar um exemplo aonde o atrito e o deslocamento não formam esse ângulo de 180°?
Perguntas interessantes