Filosofia, perguntado por luiza2004rafa, 11 meses atrás



Um menino, a pedido de sua mãe, foi de manhã à padaria para comprar pães de queijo. Como estava com dificuldades financeiras, o comerciante cobrou-lhe trinta centavos a mais pela mercadoria, pensando que este dinheiro não faria falta a uma criança da aparência tão saudável. No início da noite, o pai do menino voltou à padaria para comprar leite, e equivocou-se ao pagar o comerciante, dando-lhe cinquenta centavos a mais. O comerciante, no entanto, prontamente restituiu ao freguês os cinquenta centavos pagos a mais, considerando que o pai do menino era fiscal da prefeitura e que seria conveniente manter boas relações com as autoridades locais. Do ponto de vista da ética kantiana, é correto afirmar que: *

no primeiro caso o comerciante agiu por dever e no segundo apenas em conformidade com o dever.

no primeiro caso o comerciante agiu meramente em conformidade com o dever e no segundo por dever.

nos dois casos o comerciante agiu por dever.

nos dois casos o comerciante agiu meramente em conformidade com sua necessidade pessoal e não visando o bem dos outros.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabisamaran30
46

Resposta:

Letra D. (última questão)

"Nos dois casos o comerciante agiu meramente em conformidade com sua necessidade pessoal e o visando o bem dos outros"

Explicação:

Ele cobrou do menino trinta centavos a mais que valor real do produto, porque ele está precisando de dinheiro e o menino parecia estar em boas condições, então não faria diferença tão pouco dinheiro. Portanto, quando o pai do menino ofereceu-lhe cinquenta centavos a mais, o comerciante recusou. Ele não recusou por empatia, ele recusou pois quis manter boas relações com o pai do menino, porque ele é autoridade local.

(Nunca seja assim na vida. Sempre tenha empatia e ame o próximo assim como amas a si mesmo. Sempre se coloque no lugar das pessoas, pense nelas antes de cometer qualquer ato e JAMAIS faça nada que você não gostaria que fizessem com você. O comerciante foi egoísta. Pensou apenas nele mesmo, sem se importar com as consequências na vida das outras pessoas. Esse é o maior defeito de um egocêntrico. É isso.)

Espero ter ajudado...

Bons estudos!

Respondido por LuzzzRafa
9

A ALTERNATIVA D está correta.

"Nos dois casos o comerciante agiu meramente em conformidade com o dever."

Perguntas interessantes