Biologia, perguntado por tamiresmime, 1 ano atrás

Um médico veterinário trabalha em uma propriedade de bovinos de leite criados a pasto e deverá formar uma pastagem utilizando a espécie Brachiaria decumbens cv Basilisk. A B. decumbens cv. Basilisk é uma espécie robusta, subereta, com folhas menos pilosas que possui boa tolerância a solos ácidos, responde bem a adubação e tem alto potencial de desenvolvimento em solos férteis.

Considerando as características desta planta forrageira, como a pastagem pode ser estabelecida de forma a obter a maior produtividade do sistema de produção? Quais os fatores que ela deve considerar no estabelecimento desta pastagem. Como ela pode trabalhar para retardar o processo de degradação de pastagens?

Soluções para a tarefa

Respondido por daniellenayara
12

     A Brachiaria decumbens cv Basilisk é uma gramínea que para obter maior produtividade é necessário ser feito um manejo correto, para isso há duas maneiras para se ofertar: por pastejo intermitente ou pastejo contínuo.

     Caso ofertar em pastejo contínuo é necessário que a gramínea esteja sempre com altura entre 15 e 20 cm.

     Em pastejo intermitente, o gado é liberado quando a mesma obtiver 30 e 40 cm de altura e a oferta é cessada quando a gramínea atinge 10 a 15 cm de altura, sendo necessário 30 a 45 dias de descanso.  

    O cuidado e estudo do solo e do local são essenciais para o estabelecimento da Brachiaria, primeiramente é necessário fazer o estudo do clima do ano todo, no local onde será o plantio, não deve ser plantada onde a temperatura atinge menos de 16,7ºC,  deve levar em consideração acidez e fertilidade do solo, essa espécie é susceptível a cigarrinhas, então deve ter um cuidado maior para evita-las.

    Para retardar a degradação da pastagem se baseia também em um manejo adequado, como por exemplo: evitando superpopulação, combater pragas, corrigir o solo antes da plantação, utilização de fertilizantes.

Perguntas interessantes