ENEM, perguntado por polvinapolvina3992, 9 meses atrás

Um médico veterinário é chamado a uma propriedade na qual se criam bovinos de corte e onde está ocorrendomortalidade de dezenas de animais. Lá chegando, verificou que as condições higiênico-sanitárias da propriedade sãopéssimas, havendo várias carcaças de animais mortos há dias no pasto. Além disso, por meio da anamnese, foiinformado de que os animais tinham sido alimentados com cama de frango e não recebiam suplemento mineral hámeses. Durante o exame clínico dos bovinos, verificou que apresentavam ataxia, incoordenação, paralisia flácida, sendoque muitos deles estavam deitados, dependendo do estágio da enfermidade. A partir dos dados obtidos na anamnese eno exame clínico realizado, o médico veterinário suspeitou tratar-se de um surto de botulismo. Analisando asinformações, é correto concluir:(A) Embora as informações obtidas na anamnese bem como as alterações clínicas observadas indiquem tratar-se debotulismo, para estabelecer o diagnóstico definitivo desta enfermidade faz-se necessário realizar o isolamento decepas toxigênicas e a identificação do subtipo envolvido, empregando a técnica de soroneutralização emcamundongos ou cobaias.(B) Embora as informações obtidas na anamnese indiquem tratar-se de botulismo, a necropsia deverá ser realizadacom o objetivo de verificar a presença, na região do cerebelo, de necrose de liquefação produzida pela toxinabotulínica.(C) Considerando as alterações clínicas apresentadas pelos animais e as condições higiênico-sanitárias verificadas napropriedade, é indicado realizar diagnóstico diferencial com o carbúnculo sintomático. Para tanto, é necessáriorealizar a prova de imunofluorescência direta em tecido cerebral.(D) Como o médico veterinário obteve informação de que os animais recebiam cama de frango, deve-se realizardiagnóstico diferencial com encefalopatia espongiforme (doença da "vaca louca"), por meio da prova deimunofluorescência direta em tecido cerebral, para excluir esta possibilidade.(E) Com base nas alterações clínicas, associadas às informações obtidas pelo médico veterinário, seria importanterealizar o diagnóstico diferencial com relação à carência de zinco, sendo, portanto, necessário realizar o exame desangue para avaliar a concentração deste elemento.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
9

A resposta correta é a letra A.

Onde aponta que conclui-se que embora as informações levantadas na anamnese bem como as alterações clínicas observadas indiquem tratar-se de botulismo, que é uma ação da bactéria Clostridium botulinum que caso não trate pode levar o animal a óbito, é necessitaria que se realize exames que por sua vez ajuda na confirmação.

Assim se sabe que uma anamnese realizada de forma correta pode ser muito eficiente, pois através desse feito pode-se agir de forma que as ações podem ser mais rápidas.

Respondido por isabellaferraz3
5

Embora as informações obtidas na anamnese bem como as alterações clínicas observadas indiquem tratar-se debotulismo, para estabelecer o diagnóstico definitivo desta enfermidade faz-se necessário realizar o isolamento decepas toxigênicas e a identificação do subtipo envolvido, empregando a técnica de soroneutralização emcamundongos ou cobaias.

Corrigido pelo DNM

Perguntas interessantes