Português, perguntado por joceliobaldo, 7 meses atrás

​Um médico plantonista no Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra (SP), foi afastado do trabalho após ter uma foto sua publicada numa rede social com o título “Uma imagem fala mais que mil palavras”. Na foto, Guilherme Capel Pasqua mostra o receituário médico com o seguinte dizer: “Não existe peleumonia e nem raôxis”. [...] Vinte minutos antes da postagem, na quarta-feira (27), o médico havia atendido o mecânico José Mauro de Oliveira Lima, 42 anos, que estudou até o segundo ano do ensino fundamental e não sabe como falar corretamente algumas palavras. Seu enteado, o eletricista Claudemir Thomaz Maciel da Silva, de 25 anos, o acompanhava na consulta e revela que, assim que souberam o diagnóstico, o mecânico perguntou sobre o tratamento para a "peleumonia". A reação do médico não .Diante do exposto, considerando o conteúdo trabalhado no Material digital sobre “Linguagem, Comunicação e Interação”, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: Diante da situação apresentada na notícia, podemos inferir que o médico demonstrou respeitar a forma de se comunicar utilizada pelo paciente. Alternativa 2: Considerando que a publicação foi realizada em uma rede social, que é um ambiente informal, o médico não cometeu nenhum equívoco. Alternativa 3: A situação apresentada na notícia retrata o preconceito linguístico, uma vez que o médico demonstrou aprovar a forma de se comunicar do paciente. Alternativa 4: A publicação feita pelo médico nas redes sociais configura-se como preconceito linguístico, pois demonstra desrespeito a forma como o paciente se comunicou. Alternativa 5: A notícia revela que, após autorização do paciente, o médico fez a publicação nas redes sociais, a fim de compartilhar com seus colegas o diálogo entre médico e paciente. ​


grytor: Alternativa 4: A publicação feita pelo médico nas redes sociais configura-se como preconceito linguístico, pois demonstra desrespeito a forma como o paciente se comunicou.

Soluções para a tarefa

Respondido por valongbv
39

Resposta:

LETRA D

Explicação:

A publicação feita pelo médico nas redes sociais configura-se como preconceito linguístico, pois demonstra desrespeito a forma como o paciente se comunicou.


dieynasousa: concordo. marquei essa opção tbm
alinenogueirat: também marquei a D
alecicipo: Também marquei a opção D.
alecicipo: Também marquei a letra D
Marilzearndt: Concordo, tbm marquei letra D
rubenildee: letra D
ra99334: Letra D
vilke123: concordo
Respondido por martinkoliveira
4

A alternativa correta sobre o exposto no enunciado, que está relacionado à “Linguagem, Comunicação e Interação”, é a Alternativa 4: A publicação feita pelo médico nas redes sociais configura-se como preconceito linguístico, pois demonstra desrespeito a forma como o paciente se comunicou.

As variedades linguísticas são as diferenças existentes dentro de uma mesma língua e cada uma delas possui diferentes intenções na comunicação. Elas representam a identidade de diferentes grupos sociais, e portanto devem ser respeitadas, havendo a inclusão.

É importante destacar que as variações linguísticas não podem ser consideradas como erradas, sendo somente diferentes da norma culta da língua. Por essa diferença existente, há muito preconceito entre as diferentes regiões, que não aceitam que haja essa variação.

No texto que está posto no enunciado, percebe-se a presença desse tipo de preconceito, um preconceito linguístico, onde um médico se mostrou bastante desrespeitoso com a forma pela qual o seu paciente se comunicou.

Veja mais sobre variação linguística em:

https://brainly.com.br/tarefa/24750679

Anexos:
Perguntas interessantes