Saúde, perguntado por isabelfreitas96, 7 meses atrás

Um médico atendeu um paciente com sintomas de infecção bacteriana grave. Como não havia tempo de determinar o tipo de bactéria que infectou o doente, ele receitou dois antibióticos de largo espectro e de composições químicas bem distintas. Que justificativa você encontraria para a atitude do médico com base nas informações do texto?​

Soluções para a tarefa

Respondido por foconog1
6

Resposta:

As bactérias gram-positivas são mais sensíveis à penicilina, pois esse antibiótico atua sobre o peptidoglicanos. Já as gram- negativas praticamente não sofrem a ação da penicilina, e os lipopolissacarídeos de sua membrana são tóxicos ao corpo humano

Explicação:

Respondido por anders1lva
0

O médico ao utilizar um largo espectro de composição química busca erradicar todas as bactérias possíveis que atuam na doença de base do paciente.

Para isso, ele usará diferentes classes de medicamentos e composições.

Como interpretar a utilização de medicamentos no tratamento de uma infecção clínica?

O diagnóstico de algumas infecções é clínico e a depender das condições do paciente, pode-se optar pelo tratamento empírico de grande espectro.

A ideia do tratamento de grande espectro é tentar coibir todos os tipos de microorganismos que podem estar presentes naquela patologia, para isso, o médico poderá optar por antibióticos com classes farmacológicas diferentes.

Por exemplo, as bactérias gram positivas possuem as características:

  • Coram pela cor roxa;
  • Parede espessa com pouca quantidade de lipídeos;

Já as bactérias gram negativas têm como característica:

  • Corar com a cor vermelha;
  • Parede grossa de lipídios (LPS).

Veja mais sobre Microscópio em:

brainly.com.br/tarefa/52475954

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes