Um medicamento estimula a degradação de neurotransmissores, assim eles ficam disponíveis menos tempo após serem liberados. Sendo assim, espera-se que um dos efeitos desse medicamento seja:
Soluções para a tarefa
Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais. Essas substâncias químicas apresentam papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso.
→ Mecanismo de ação dos neurotransmissores
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os neurotransmissores são sintetizados nos neurônios e armazenados em vesículas neuronais. Quando o impulso nervoso chega até os locais onde estão os neurotransmissores, essas moléculas são liberadas por exocitose e caem na fenda sináptica. Essa fenda é um espaço situado entre a membrana pré-sináptica (membrana que libera os neurotransmissores) e a membrana pós-sináptica (membrana da célula vizinha).
Os neurotransmissores interagem, então, com as membranas pós-sinápticas e são reconhecidos por receptores altamente específicos. Uma porção dos neurotransmissores pode ser reaproveitada pelo neurônio responsável pela sua síntese ou ser rearmazenada nesse mesmo neurônio. A liberação dos neurotransmissores, bem como sua captura por outras células, garante a transmissão do impulso nervoso.
Podemos classificar os neurotransmissores em dois tipos: aqueles que promovem respostas excitatórias e aqueles que produzem respostas inibitórias.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Excitatórios: esses neurônios provocam a despolarização da membrana pós-sinápticas.
Inibitórios: esses neurônios promovem a hiperpolarização da membrana pós-sinápticas.
→ Alguns exemplos de neurotransmissores
Existem alguns importantes exemplos de neurotransmissores. A seguir, listamos alguns deles:
Acetilcolina: A função desse neurotransmissor é estimular a propagação dos impulsos nervosos das células nervosas para células motoras e músculos esqueléticos. Essa molécula está relacionada com o controle do tônus muscular, aprendizado e performance sexual. Esse neurotransmissor destaca-se ainda por ser encontrado em grande quantidade no organismo e ter sido o primeiro a ser descoberto.
Endorfina: Esse neurotransmissor relaciona-se com sentimentos como euforia e êxtase. Esse neurotransmissor atua também aliviando a sensação de dor e reduzindo o estresse.
Dopamina: A função da dopamina está relacionada com o local onde ela atua. Assim como a endorfina, essa molécula também está relacionada com a euforia e, além disso, apresenta relação com a execução de movimentos suaves e regulação das informações advindas das diferentes partes do cérebro.
Serotonina: Esse neurotransmissor relaciona-se, por exemplo, com estímulos dos batimentos cardíacos, regulação dos níveis de humor e início do sono. Os medicamentos que tratam depressão buscam aumentar os níveis de serotonina, portanto, podemos dizer que esse neurotransmissor é importante na luta contra esse distúrbio mental.
A noradrenalina é um composto da família das catecolaminas, assim como a dopamina e a adrenalina.
Noradrenalina
Aprenda mais sobre a noradrenalina, o que ela é, onde ela é produzida, suas funções no organismo, seu uso na UTI e sua relação com o transtorno bipolar e depressão.
Os neurônios
Neurônio
Amplie seus conhecimentos a respeito dos neurônios, as unidades básicas do sistema nervoso. Confira as principais partes dessa célula, sua função e seus tipos.
A condução dos estímulos nervosos por células especializadas do sistema nervoso
Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
O impulso nervoso passa pelas membranas dos neurônios e propaga-se ao longo dessas células
Impulso nervoso
Entenda o que é um impulso nervoso e conheça todo o processo que leva à propagação desse impulso pelo neurônio.