Um maiô produzido com material polimérico foi utilizado pela maioria dos competidores de natação em Beijing. Afirma-se que ele oferece uma série de vantagens para o desempenho dos nadadores: redução de atrito, flutuabilidade, baixa absorção de água, ajuste da simetria corporal e melhoria de circulação sanguínea, entre outras. O tecido do maiô é um misto de náilon e elastano, esse último, um copolímero de poliuretano e polietilenoglicol. a) A cadeia do poliuretano a que se refere o texto está parcialmente representada abaixo. Preencha os quadrados com símbolos atômicos, selecionados entre os seguintes: H, F, U, C, N, O, Sn. b) O náilon, que também forma o tecido do maiô, pode ser obtido por reações entre diaminas e ácidos dicarboxílicos, sendo a mais comum a reação de hexametilenodiamina e ácido adípico. De acordo com essas informações, seria possível utilizar o ácido lático, citado na questão nº 3, para se preparar algum tipo de náilon? Justifique.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Para alternativa a) Baseando-se nas valências dos elementos: Carbono (tetravalente), nitrogênio (trivalente) e oxigênio (bivalente), tem-se:
Vamos aos dados/resoluções:
[O - C = 0 - N - H - R - N - H - C - O - R]"
Para alternativa letra b) temos que a formação do Náilon ocorre segundo a reação:
nH - N - H - R - N - H - H + (diamina) ;
o = C - HO - R' - C = 0 - OH >>>> (2n) h20 + ácido dicarbloxílico.
[N - H - R - N - H - C = 0 - R' - C = 0] náilon (poliamida) ;
Segundo a questão nº3, a fórmula do ácido lático é:
CH3 - CH - OH - C = 0 - OH ;
A polimerização do ácido lático é:
nHO - CH - CH3 - C - = 0H - 0h >>> nH20 ;
Logo, o náilon é uma poliamida e a polimerização do ácido lático leva à formação de um poliéster, portanto não seria possível o ácido formar um náilon.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)