Um jovem de 27 anos, vítima de queda de colisão automobilística, teve trauma abdominal fechado e foi atendido pelo Samu com quadro de confusão mental e desconforto respiratório. Na avaliação a equipe constatou pressão arterial de 80/50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm e pele pálida e fria. Além disso, o paciente queixava-se de dor abdominal e muita sede. A principal hipótese diagnóstica nesse caso é:
a.
Infarto agudo do miocárdio.
b.
Choque hipovolêmico.
c.
Choque cardiogênico.
d.
Tórax instável.
e.
Hipotensão aguda.
Soluções para a tarefa
Resposta:
choque hipovolêmico
Explicação:
o trauma abdominal pode ter hemorragia isso causa esses sintomas
A principal hipótese diagnóstica para o caso, levando em consideração os sinais e sintomas apresentados pelo jovem, é choque hipovolêmico (letra B).
Choque Hipovolêmico
Os traumas, bem como acidentes de forma geral, podem lesionar diversas estruturas internas do corpo. Nesse sentido, é comum que em acidentes muito graves, ocorra perfurações e traumas fechados. Assim, podem ocorrer extravasamento de sangue da circulação para os compartimentos do corpo.
Esse extravasamento de sangue reduz significativamente a quantidade de sangue circulante nas artérias e veias, o que faz com que o paciente apresente déficit de volume sanguíneo, com sintomas como taquicardia, dispneia, sede, extremidades frias e palidez. Esses sinais e sintomas são, portanto, sugestivos de um choque hipovolêmico.
Outra questão sobre choque hipovolêmico:
https://brainly.com.br/tarefa/12351801