Um jovem de 17 anos de idade foi encaminhado para internação no serviço de emergência de umhospital, com diagnóstico de crise aguda de doença inflamatória intestinal (DII). O paciente tem históriarecente de distensão e dores abdominais, fezes líquidas e receio de alimentar-se, em função do quadroálgico. O jovem encontra-se visivelmente emagrecido. O nutricionista responsável prescreveu dieta porvia oral, com característica constipante.A tabela ao lado apresenta resultados referentes aexames bioquímicos do paciente cujo quadro clínicoestá descrito no texto. Com relação às informaçõesapresentadas, assinale a opção correta.A A proteína total é um indicador bioquímicosensível do estado nutricional, estando o seunível sanguíneo comprometido no paciente, provavelmente devido a baixa ingestão alimentar e má absorção denutrientes.B A albumina sérica, apesar de ser indicador muito utilizado na prática clínica, se altera na DII devido a menor sínteserealizada pelos enterócitos, sendo, portanto, pouco útil como parâmetro nutricional do referido paciente.C O valor de leucócitos observado deve-se, provavelmente, ao processo inflamatório ativo, característico da fase agudada doença, e configura-se como parâmetro que indica desnutrição aguda do tipo evolutiva.D A contagem linfocitária total nesse paciente é indicador impreciso do seu estado nutricional, pois a mesma deve estarmascarada pelos valores de leucócitos aumentados.E O resultado da PCR é compatível com o estado de DII agudizada, sendo que a melhora desse parâmetro é sugestivode remissão da fase aguda e de anabolismo do paciente
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A alternativa (E) apresenta corretamente qual deve ser a compatibilização do resultado da PCR.
A PCR (Proteína C Reativa) consiste em uma das principais proteínas de fase aguda dos processos inflamatórios, o que resulta em um aumento rápido nos estágios iniciais do estresse agudo.
Em que as proteínas plasmáticas irão diminuir, devido a reorientação da síntese hepática mediada por citosinas pró inflamatórias que se caracterizam por ocorrerem nessa fase. De forma que o resultado da PCR é compatível com o estado de DII agudizada.
Bons estudos!
Respondido por
2
Resposta:
Letra E
Explicação:
O resultado da PCR é compatível com o estado de DII agudizada, sendo que a melhora desse parâmetro é sugestivode remissão da fase aguda e de anabolismo do paciente.
Perguntas interessantes