Um jogo de dardos tem um alivo formado por desenhos que lembram um círculo e 2 coroas circulares concêntricas com as medidas indicadas na figura. Considerando que a probabilidade de acertar qualquer ponto no alvo é igual, ao lançar um dar no alvo, calcule a probabilidade de:
1) acertar a parte vernelha do alvo;
2) acertar a parte azul do alvo
3) acertar a parte verde do alvo
Soluções para a tarefa
1. A probabilidade de acertar a parte vermelha é de 1/9.
2. A probabilidade de acertar a parte azul é de 2/9.
3. A probabilidade de acertar a parte verde é de 5/9.
Probabilidade
A probabilidade é uma área da matemática que visa encontrar a quantidade de chances que um determinado evento tem de ocorrer, onde para o seu cálculo utiliza-se a seguinte fórmula:
P = e/t
Onde,
- P = probabilidade;
- e = evento requerido;
- t = total de possibilidades.
1. Para encontrarmos a probabilidade de acertar na parte vermelha, temos que encontrar a relação entre a área total e a área vermelha. Temos:
P = (2dm)²π/(6dm²)π
P = 4dm²/36dm²
P = 4/36
P = 1/9
2. Encontrando a probabilidade da parte azul, temos:
P = [(4dm)²π - (2dm)²π]/36dm²π
P = [16dm²π - 4dm²π]/36dm²
P = 8dm²π/36dm²
P = 2/9
3. Encontrando a probabilidade da parte verde, temos:
P = [(6dm)²π - (4dm)²π]/36dm²π
P = [36dm²π - 16dm²π]/36dm²π
P = 20/36
P = 5/9
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