História, perguntado por yasmimmmm36, 8 meses atrás

um instrumento eficaz da contra-reforma foi a companhia de Jesus. Escreva 3 aspectos que fizeram desse mecanismo um dos mais importantes da contra reforma.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kelvinlouv
2

Resposta:

A Companhia de Jesus, fundada pelo espanhol Santo Inácio de Loyola, foi uma das mais importantes ordens católicas fundadas no século XVI e segue sendo influente em âmbito internacional até os dias de hoje. Para compreendermos a importância dessa ordem, é necessário que saibamos algumas características do contexto em que ela foi criado

Uma das sequências de eventos mais importantes da Idade Moderna é a das chamadas Reformas Religiosas, que compreendem as Reformas Protestantes e a Contrarreforma Católica, ocorridas durante a primeira metade do século XVI. Entre os principais momentos das Reformas Religiosas, temos, do lado protestante, as teses de Lutero de 1517, a revolta camponesa anabatista de 1522-25 e as reformas anglicana e calvinista, na década de 1530, que transcorreram na Inglaterra e na Suíça, respectivamente. Do lado católico, o ponto mais importante foi a convocação do Concílio de Trento, iniciado em 1546, que reafirmou os dogmas católicos e procurou conciliá-los com o humanismo, característico dessa época. Além disso, algo de muito particular ocorria nas nações católicas, em especial na Espanha.

Assim como o Português, o Reino da Espanha, unificado, nasceu das guerras contra a ocupação muçulmana da Península Ibérica. A união dos tronos de Castela e Aragão no fim do século XV foi um marco da defesa política e espiritual do catolicismo europeu. Quando houve a irrupção do protestantismo, a Espanha, que tinha dado início ao processo de colonização do recém-descoberto “Novo Mundo”, juntamente a seu vizinho, Portugal, procurou defender-se da rápida propagação das ideias de Lutero, Calvino e similares. Além das medidas de contenção tomadas no âmbito político, houve, no âmbito estritamente religioso, a criação da Companhia de Jesus, ou Societas Iesu, S.J, em 1534.

O responsável pela criação da Companhia de Jesus, o basco Inácio de Loyola, era ex-membro do exército espanhol e conseguiu, com outros religiosos, como Francisco Xavier e Alfonso Salmerón, levar adiante a ideia de uma ordem que tivesse como objetivo principal as missões católicas internacionais. Os jesuítas, como são chamados os membros da Companhia de Jesus, caracterizaram-se pelo empenho que tiveram em empreender missões por todo o globo na era das grandes navegações. Milhares de jesuítas vieram para a América Hispânica e América Portuguesa para converter e catequizar os nativos, bem como auxiliá-los no processo de aculturação. Foi operando práticas como essa que os jesuítas conseguiram aprender as línguas nativas, como o tupi-guarani, e sistematizá-las em gramáticas gerais, como bem destaca o historiador Christopher Dawson, em seu livro A Divisão da Cristandade:

Explicação:

Perguntas interessantes