Um indivíduo saudável, andando pela rua distraidamente, tropeçou em uma pedra e caiu. Nessa queda, sofreu uma lesão na cartilagem do nariz e um corte profundo na perna, acarretando em abundante edema local e
muito sangramento. Sobre esse incidente, o que é correto afirmar?.
De todas as lesões, a do nariz será a única reparada naturalmente, pois a cartilagem é rica em células reparadoras.
A.
De todas as lesões, a do nariz será a única reparada naturalmente, pois a cartilagem é rica em células reparadoras.
B.
O corte na perna atingiu apenas a camada da epiderme.
C.
O tecido cartilaginoso é um grande reparador e, portanto, será regenerado facilmente.
D.
O tecido sanguíneo terá uma perda irreparável em suas células, ficando deficiente após a perda de tanto sangue.
E.
Próximo ao ferimento, passam a se concentrar células específicas para a reparação do dano, como macrófagos, fibroblastos e plasmócitos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E . Próximo ao ferimento, passam a se concentrar células específicas para a reparação do dano, como macrófagos, fibroblastos e plasmócitos.
Explicação:
Levando em consideração os ferimentos ocorridos no acidente, percebe-se que eles envolvem, basicamente, os diferentes tipos de tecido conjuntivo. Esse é um tecido de conexão e sua formação é, basicamente, tida por grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Portanto, a cartilagem do nariz não representa uma quantidade rica de células reparadoras, e a descrição do ferimento da perna não dá respaldo para dizer em qual camada da pele ocorreu. Além disso, sabe-se que as células sanguíneas (hemácias) são ressintetizadas a cada 120 dias e, portanto, é incorreto afirmar que houve perda irreparável de sangue. Por outro lado, quando ocorre um ferimento, células específicas passam a se concentrar para a reparação do dano, como macrófagos, fibroblastos e plasmócitos, que são responsáveis pela limpeza e defesa do organismo.
Resposta:
E
Explicação: