Um importante princípio da biologia, relacionado à transmissão de caracteres e à embriogênese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal. Microquimerismo é o nome dado ao fenômeno biológico referente a uma pequena população de células ou DNA presente em um indivíduo, mas derivada de um organismo geneticamente distinto. Investigando-se a presença do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos de mulheres continham células masculinas. A análise do histórico médico revelou uma correlação extremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentaram microquimerismo masculino. Essa correlação levou à interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez.
O princípio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpo humano, é o de que:
A)o fenótipo das nossas células pode mudar por influência do meio ambiente.
B)a dominância genética determina a expressão de alguns genes.
C)as mutações genéticas introduzem variabilidade no genoma.
D)as mitocôndrias e o seu DNA provêm do gameta materno.
E)as nossas células corporais provêm de um único zigoto
ajuda!!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E
Explicação:
Dá última frase desse texto explicando sobre microquimerismo já dá pra tirar a resposta.
"Essa correlação levou para a interpretação de que existe uma troca natural entre células do feto e maternas durante a gravidez. " isso quer dizer que o nosso corpo tem células nossas e de nossas mães, o que vai contra o principio que afirma que "as nossas células corporais provém de um único zigoto". Letra "E"
A partir do processo de desenvolvimento do corpo humano descrito, podemos concluir que esse evento é resultado das diferenciações das nossas células corporais que provêm de um único zigoto.
- Alternativa Correta: Letra E
Desenvolvimento do Corpo Humano - Zigoto
O corpo humano pode ser definido com sendo um acúmulo de células que se diferenciaram a partir de um zigoto.
O zigoto é a primeira célula do organismo, ela é resultado da união entre as células sexuais dos progenitores que carregam metade do material genético de cada um deles.
Após as células sexuais dos pais se unirem em um processo conhecido como fecundação (imagem), ocorrerá a mistura do material genético do pai com a da mãe, formando uma célula única (zigoto) que passará por diversas divisões celulares (mitose) que resultarão em um organismo pluricelular.
Para aprender mais sobre zigoto, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/20211632
#SPJ2