Um importante aspecto do conhecimento é que permite uma melhor compreensão da realidade. Não há conhecimento que ocorra fora de uma ação do sujeito no mundo, por isso a importância do conhecimento como fundamento para uma ação libertadora. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir: I. O conhecimento que pode libertar os seres humanos da opressão não encontra reflexo no senso comum, uma vez que ele não viabiliza a análise crítica da realidade. II. O senso comum serve ao propósito de refletir sobre a realidade e transformá-la, uma vez que parte da vida cotidiana. III. O conhecimento de senso comum, mesmo quando correto, é insuficiente para libertar e dar autonomia aos seres humanos. IV. Aquele que detém o conhecimento pode subjugar outros que, por não compreenderem ou terem condições de avançar em suas reflexões, se sentem dominados por aquele que conhece
Soluções para a tarefa
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
O senso comum é uma forma de conhecimento que dá forma aos demais conhecimentos, é dele que surge os demais conhecimentos, como o cientifico.
Ou seja, é a partir do senso comum que o conhecimento cientifico, filosófico ou de qualquer outros tipos, se alicerça, todo o conhecimento é fruto de alguma ideia comum do povo.
E o pensamento filosófico só surge através da pratica do pensamento constante, que é como surge o pensamento critico.
Sobre o conhecimento podemos afirmar que As afirmativas II, III estão corretas.
O senso comum serve para refletir sobre a realidade porque é um tipo de conhecimento que faz parte do cotidiano dos sujeitos além de que mesmo que sejam um conhecimento válido ainda é tido como insuficiente no processo de dar autonomia dos seres humanos.
Sobre os tipos de conhecimentos
Os conhecimentos são estabelecidos entre relações humanos com o meio visando a compreensão de fenômenos que nos rodeiam. Eles são diversos e podem ser classificados de vários modos.
Leia mais sobre tipos de conhecimento em https://brainly.com.br/tarefa/403869
#SPJ3