Um hospital possui 50 enfermeiros em seu corpo de funcionários. Em cada turno de trabalho desse hospital, é escalada uma equipe com 20 enfermeiros. A direção do hospital vai promover um curso para capacitar parte dos enfermeiros a operar um equipamento que foi recém adquirido pelo hospital. Para que, independentemente da equipe escalada, em todo turno de trabalho do hospital haja pelo menos um enfermeiro capacitado a operar o novo equipamento, deverão ser capacitados, no mínimo,
Soluções para a tarefa
Para ter ao menos 1 enfermeiro capacitado independente da equipe é necessário capacitar 31 enfermeiros.
A questão vem trazendo informações sobre um hospital que possui um corpo de enfermeiros com 50 funcionários. A direção dos hospital deseja promover um curso de aperfeiçoamento para os enfermeiros de forma a capacita-lós a utilizar uma nova máquina.
Sabe-se que dos 50 enfermeiros são postos 20 por turno e a direção dos hospital quer que dentro desses vinte pelo menos 1 seja capacitado todos os turnos independentemente da equipe escala.
Para chegar a resposta é bem simples cada equipe possui 20 enfermeiros caso existam 20 enfermeiros não capacitados existe uma pequena probabilidade de que exista uma equipe com esses 20, mas se forem apenas 19 não capacitados é impossível forma equipe de 20 sem enfermeiros capacitados.
Dessa forma do total de 50 deve-se subtrair 19.
50 - 19 = 31
Dessa forma no mínimo 31 enfermeiros devem ser capacitados para atender os requisitos da direção do hospital.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!