Um hospital de grande porte contrata diversos colaboradores constantemente e por isso o setor de Recursos Humanos realiza diversas atividades para capacitá-los e garantir que o processo adminissional aconteça adequadamente. Os profissionais de enfermagem possuem maior representatividade, visto que 60% de todos profissionais que atuam nos hospitais são da equipe de enfermagem. Neste sentido, algumas medidas precisam ser tomadas para garantir a segurança dos novos profissionais, como equipamentos de proteção individual e coletiva, bem como a conferência da carteira de imunização dos mesmos.
Considerando que você é o enfermeiro do trabalho deste hospital:
1) Quais vacinas devem estar presentes na carteira de vacinação dos novos profissionais contratados?
2) Na sua opinião, qual a justificativa para serem essas vacinas? Tem relação com a vulnerabilidade dos profissionais para estes agentes patogênicos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As vacinas recomendadas para os profissionais da área da saúde são: contra hepatite A e B, contra difteria, tétano e coqueluche, varicela, influenza, antimeningocócica C conjugada e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
A imunização é a medida mais eficaz e duradoura na prevenção de doenças, além de ser um excelente meio de minimizar a ocorrência de endemias e epidemias.
É fundamental a imunização dos profissionais da área da saúde, já que estão expostos, cotidianamente, indireta e/ou diretamente, a diferentes e diversos microrganismos, que podem gerar quadros de infecção, ocasionando, assim, consequências para as instituições, para esses profissionais e para os clientes. Portanto, é de suma importância que os profissionais da área da saúde recebam orientação e adiram à imunização, uma medida preventiva subsidiada pela legislação que trata da saúde do trabalhador e que ainda apresenta baixa adesão por parte desses profissionais.
Explicação:
a) As vacinas que devem estar presentes na carteira de vacinação dos novos profissionais contratados são: hepatite A e B, difteria, tétano e coqueluche, varicela, influenza, antimeningocócica C conjugada e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
b) A justificativa para essas vacinas é de que a imunização consiste na medida mais eficaz e duradoura na prevenção de doenças. A relação entre a vulnerabilidade dos profissionais com os agentes patogênicos é que tais profissionais se encontram continuamente de forma direta ou indireta a vários microrganismos.
Bons estudos!