um homem normal casa-se com uma mulher daltônica e tem uma criança normal do sexo feminino, quais os genótipos e fenótipos dos pais e dos filhos?
Soluções para a tarefa
Como você não forneceu o enunciado original vou partir do pressuposto que trata-se do tipo de daltonismo mais popular. Partindo disso, podemos afirmar que o daltonismo é uma doença alossômica (presente nos cromossomos sexuais do tipo X). Portanto, ele é mais comum em homens, tendo em vista que o sexo masculino apresenta um par de cromossomos Xy e morfologicamente o cromossomo X é maior que o y (apresenta uma carga genética maior, por assim dizer). Logo, para que o fenótipo daltonismo seja expresso em um homem basta que ele receba um cromossomo X da mãe com essa característica. Dessa forma, nas mulheres ocorre o contrário, como o sexo feminino possui dois alelos morfologicamente parecidos (XX) é preciso que ela receba 1 alelo X de seu pai com o caráter daltonismo e que também receba um alelo X de sua mãe com a mesma característica, só assim o fenótipo será expresso.
Portanto...
Sabendo que um homem normal (xy) casa-se com uma mulher daltônica (XX) podemos aplicar a segunda lei de Mendel. Assim, obtemos que quando esse casal gera uma filha ela sempre receberá um alelo com a doença (proveniente da mãe) e outro sem (proveniente do pai) logo ela será apenas portadora do gene responsável pelo daltonismo, mas não apresentará fisicamente a doença.
Resumindo:
Genótipos:
- Pai : Xd Y
- Mãe: XD XD
- Filha: XD xd
Fenótipos:
- Pai: normal
- Mãe: apresenta daltonismo
- Filha: normal
Vale lembrar que:
Fenótipo: características físicas
Genótipo: refere-se aos genes