Um homem foi condenado à prisão por um crime e alegava ser inocente. Foi realizado exame de DNA de uma amostra de sangue encontrada na cena do crime, que se mostrou compatível com o do homem condenado. Algum tempo depois, outro crime foi cometido e o mesmo DNA foi encontrado no local da ocorrência. Como o suspeito se encontrava preso, os investigadores da polícia descobriram que ele tinha um irmão gêmeo.
a) Qual é a denominação dada aos gêmeos descritos no texto? Que tipo de análise seria capaz de distinguir os gêmeos?
b) Descreva os processos de fecundação e desenvolvimento embrionário que podem ter gerado os gêmeos envolvidos no caso investigado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Resposta:
a) gêmeos monozigóticos ou univitelinos, analise fenotípicas
b) Esses gêmeos são formados a partir do mesmo zigoto, ou seja, após o processo de fertilização. Em virtude dessa característica, possuem o mesmo patrimônio genético, sendo considerados, portanto, idênticos.
Esses gêmeos obrigatoriamente são do mesmo sexo, diferentemente dos gêmeos dizigóticos. Vale destacar, no entanto, que algumas características, tais como as impressões digitais e outras características fenotípicas, não são idênticas nos gêmeos monozigóticos, pois são obtidas a partir da interação do genótipo com o meio.
Perguntas interessantes