Um homem e um menino deslocam um trenó por 15 m, ao longo de uma estrada plana e horizontal, coberta de gelo. (Despreze o atrito). O homem puxa o trenó por meio de uma corda, exercendo uma força de 40 N, que forma um ângulo de 60° com a horizontal. O menino empurra o trenó com uma força de 14 N, paralela à estrada. Considerando cos 60° = 0,5. Calcule o trabalho total realizado sobre o trenó. *
1 ponto
210 J
300 J
474 J
510 J
Soluções para a tarefa
I) Força resultante:
F(r) = F1 . cos60 + F₂
F(r) = 40 . 0,5 + 14
F(r) = 20 + 14
F(r) = 34 N
II) Trabalho:
τ = F(r) . d
τ = 34 . 15
τ = 510 J
Resposta: última proposição
O trabalho total é correto na alternativa (d) 510J
O trabalho acontece em um corpo quando existe uma força que gera um deslocamento, ele pode ser positivo, quando a força e o deslocamento estão no mesmo sentido, ou negativo, quando a força e o deslocamento estão em sentidos opostos.
Quando temos que o vetor deslocamento e o vetor força são paralelos, ou seja, estão na mesma direção, podemos dizer que o trabalho realizado pode ser calculado através da multiplicação da força pela distância percorrida, assim:
onde: τ é o trabalho realizado ; F é a força ; ΔS é a distância percorrida
Conforme o enunciado nos disse, a força aplicada neste movimento é a do homem puxando a corda em relação ao eixo horizontal, somada a força do menino empurrando o trenó, conforme imagem em anexo. Desse modo temos:
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/842680