Biologia, perguntado por mariclara181, 10 meses atrás

Um homem do tipo sanguíneo AB normal para Galactosemia , filho de mãe com sangue do tipo A afetada pela doença e pai com sangue do tipo B normal para a doença, casa-se com uma mulher com sangue do tipo O, afetada pela Galactosemia . Qual a probabilidade de o casal ter um filho do sexo masculino com sangue do tipo A e normal para Galactosemia se A distância entre os genes GALT e ABO for de 24 U.R

a)0%

b)6%

c)12%

d)24%

e)76%
QUEM PUDER ESCLARECER AGRADEÇO

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
0

0% as chances do casal vir a ter um filho homem afetado com a Galactosemia. ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.

A galactosemia é uma rara doença metabólica, onde é afetado o metabolismo da galactose, e onde o paciente afetado não possui a capacidade de converter a galactose em glicose, levando ao aumento dos níveis de metabólitos no organismo acarretando em diversas complicações. Trata-se de uma doença hereditária autossômica recessiva de prevalência desconhecida.  

Então temos um pai com sangue tipo AB (IAIB) que não apresenta galactosemia, e também não é portador da doença. A mulher apresenta tipo O (ii) e é afetada pela doença.  

Cruzamento: IAIB x ii

IAi x IBi x IAi x IAi  0%

A chances de ter um filho homem é de 50%.  

As chances são 0% para este casal, pelo fato de se tratar de uma doença recessiva, portanto é preciso a ausência do gene dominante para que ela possa se manifestar, em outra palavras, seria necessário a manifestação de dois alelos recessivos. Como podemos ver em todos os cruzamentos há a presença do gene dominante, impedindo a manifestação do recessivo.  

Espero ter ajudado!!


mariclara181: Gabarito é letra B ,6% por isso quero esclarecimento, mas obrigada pela intenção.
Perguntas interessantes