Um homem de 52 anos de idade procurou atendimento médico com queixas de fraqueza e falta dear há cinco meses. Durante a anamnese médica, relatou perda de apetite e emagrecimento de 10 kgnos últimos quatro meses, e negou ocorrência de sangramentos e vícios como tabagismo e etilismo.No exame físico, foi detectada hepatoesplenomegalia e, a partir dos sinais e sintomas clínicos, foinecessária a realização de exames laboratoriais, entre eles o hemograma, que apresentou leucometriade 120 000 leucócitos/mm³ de sangue, presença de células da linhagem mieloide em vários estágios dediferenciação, basofilia, anemia normocítica e normocrômica e trombocitose. Com suspeita de quadroleucêmico, foi solicitada urgência na internação hospitalar do paciente e requerido mielograma, queevidenciou hiperplasia mieloide acentuada, com relação mieloide: eritroide de 17:1. Exames genéticos emoleculares evidenciaram presença do cromossomo Philadelphia e do gene BCR-ABL1.Com base nas informações apresentadas e nos achados clínicos e laboratoriais, assinale a opção queapresenta corretamente a patologia correspondente.A Mieloma múltiplo.B Leucemia linfoide crônica.C Leucemia mieloide crônica.D Leucemia mieloide aguda.E Trombocitopenia essencial.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Alternativa C.
Leucemia mieloide crônica.
A leucemia mieloide crônica (LMC) consiste num tipo de câncer causado por uma alteração genética não hereditária que se desenvolve na medula óssea, fazendo com que haja a produção de uma enzima anormal designada como ''tirosino quinase'', o que leva à exagerada multiplicação dos glóbulos brancos.
Dentre os sintomas que tornam possível o diagnóstico estão a sensação de cansaço, falta de ar, perda de peso devido a sensação de saciedade que ocorre mesmo após uma refeição pequena, dores ósseas e aumento do baço.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes