Um homem de 25 anos de idade apresenta-se no setor de emergência, com febre, e em um estado confuso, irracional. Ele está acompanhado de sua esposa, que relata a história. Ela declara que ele esteve bem até aproximadamente 1 semana atrás, quando desenvolveu sintomas de infecção respiratória superior,que demoraram a melhorar. Na manhã da internação queixou-se de cefaléia intensa e progressiva de náuseas. Vomitou uma vez. Tornou-se progressivamente letárgico, à medida que o dia progrediu. Não relata outros problemas de saúde. Apresenta febre elevada, letargia e confusão; está deitado com a mão sobre os olhos. O pescoço está rígido. O exame neurológico é limitado pela incapacidade do paciente de cooperar. Perguntas:
A)Qual o diagnóstico infeccioso sugerido?
B) Quais são os agentes etiológicos mais prováveis nesse paciente?
C) Qual a seqüência de eventos fisiopatológicos no desenvolvimento desta doença?
D) Quais são as possíveis causas do edema cerebral nesse paciente?
Uma mulher de 65 anos de idade é internada no hospital com pneumonia adquirida na comunidade. Ela é tratada com antibióticos intravenosos e recebe oxigênio por cânula nasal. É colocada uma sonda na bexiga.No 3º dia de internação começa a receber antibióticos por via oral para posterior alta, no entanto neste mesmo dia à noite ela desenvolve febre e taquicardia. Sua pressão está abaixo do normal e sua temperatura por volta de 35 graus.O exame pulmonar não se alterou em relação à internação. A paciente é transferida para UTI para tratamento de sepse presumível e recebe fluidos e antibióticos intravenosos. As culturas de sangue e de urina são positivas para bastonetes Gram negativos.
A) Que fatores contribuem para a sepse relacionada à hospitalização?
B) Como é a patogênese da sepse?
C) Descreva as alterações hemodinâmicas que resultam em choque séptico.
D) Por quais mecanismos a sepse resulta em falência múltipla dos órgãos?
Um homem de 28 anos apresentou na clínica teste positivo para tuberculose, apesar de revelar esta doença ativa; no entanto para prevenção de uma doença futura,foram recomendadas doses diárias de isoniazida durante 9 meses. Duas semanas após o início da terapia, o paciente queixou-se de fadiga progressiva, episódios de náuseas e dor abdominal. Percebeu também uma tonalidade amarela gradual dos olhos e da pele. Os exames de sangue revelaram acentuado aumento dos níveis séricos de bilirrubina a aminotransferases. A isoniazida foi interrompida e os sintomas desapareceram, com normalização das enzimas hepáticas.
A) Justifique o quadro clínico apresentado pelo paciente (tonalidade amarela e exames de sangue).
Pacientes com hepatite crônica podem evoluir para a cirrose. Nesta patologia é comum o surgimento de ascite. Caracterize o processo de cirrose e ascite.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
meu deus to muito b.... to sabendo de nada
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás