Biologia, perguntado por jadesamira2016p95cwn, 11 meses atrás

Um homem daltônico casou-se com uma mulher de visão normal em cuja família não havia relatos de casos de daltonismo. Este casal teve dois filhos : João e Maria.

a) Qual a probabilidade de João ter herdado do pai o gene para daltonismo? Qual a probabilidade de Maria ter herdado do pai o gene para o daltonismo?

b)Por que é mais frequente encontrarmos homens daltônicos que mulheres daltônicas?

Soluções para a tarefa

Respondido por theosphilosp97q12
19
É mais frequente encontrarmos homens daltônicos porque o daltonismo é causado por um gene recessivo ligado ao cromossomo X as mulheres possuem dois cromossomos X enquanto os homens possuem apenas um. Logo o homem possui duas possibilidades, ou tem um gene para o daltonismo ou para a visão não daltônica, a mulher tem três possibilidades, ter dois genes recessivos para o daltonismo, ter dois genes para a visão não daltônica, ou ser heterozigota e não ter o daltonismo. A possibilidade dos filhotes terem ou não o daltonismo é estimada com uma tabela de cruzamento, na primeira linha coloca os genes da mae (AA, porque ela não é daltônica e nem tem histórico familiar) e na primeira coluna o gene do pai (só a) o resto da tabela é preenchido com as possibilidades de cruzamento. A filha pode nascer com Aa e não ter o daltonismo, assim como o filho pode nascer apenas com A, e não ter o daltonismo
Perguntas interessantes