Biologia, perguntado por sandhy, 1 ano atrás

Um homem daltônico casa-se com uma mulher normal,cujo o pai é daltônico.Qual a probabilidade de este casal ter um filho so sexo masculino daltônico?

Soluções para a tarefa

Respondido por ddss
35
O Daltonismo é um exemplo de doença ligada ao cromossomo X. É um tipo de tipo de discromatopsia (defeito para enxergar em cores). Acomete homens em torno de 8% e mulheres gira proximo a 0,04%, esta diferença ocorre porque é um gen recessivo que aparece em dose dupla nas mulheres e em dose simples nos homens. 

O cálculo é o seguinte: uma mulher normal XD X_ cujo pai é daltônico (Xd Y) então o Xd passa para a filha, desta forma a mulher é XD Xd casa-se com um homem daltônico Xd Y . Fazendo o quadro de Punnett temos: XD Xd (mulher portadora) X Xd Y (homem daltônico) 

.........................Xd................ Y 
...........XD..........XD Xd.............XD Y 
...........Xd...........Xd Xd.............Xd Y 
Temos então das quatro crianças, uma menina daltônica e um menino totalizando 50%. Resposta: há (de existir) 50% de chance de uma criança nascer daltônica neste casamento. 
A probabilidade de ter um filho homem daltônico de 1/4 (multiplicando 1/2 de ser do sexo masculino X 1/2 de ser daltônico) ou 25% de probabilidade. 
Respondido por marigiorgiani
16

A probabilidade desse casal ter um filho do sexo masculino e daltônico é 1/4 (25%). Na biologia, a probabilidade está presente em diversas situações que envolvem resultados possíveis (espaço amostral) e resultados favoráveis (eventos).

Resolução: Uma mulher normal XD Xd cujo pai é daltônico (Xd Y)  casa-se com um homem daltônico Xd Y .

Assim, teremos XD Xd (mulher portadora) cruzando com Xd Y (homem daltônico) .

A probabilidade de ser daltônica é 1/2 (50%), enquanto a probabilidade de ser menino é 1/2 (50%).

Sabendo disso, calcula-se a probabilidade por multiplicar os dois valores

\frac{1}{2}  * \frac{1}{2}  = \frac{1}{4} = 25%

Continue estudando genética: https://brainly.com.br/tarefa/3745259

Anexos:
Perguntas interessantes