Um homem anão casa-se com uma mulher anã. Tiveram uma filha, que tem estatura normal. Quais os genótipos de pai, mãe e filha?
Soluções para a tarefa
O genótipo da mãe é o Aa, o do pai também é Aa, entretanto, o genótipo da filha será dado por aa.
- Mas como saber disso ?
É simples, ela nos disse que um homem que possui nanismo, casa-se com uma mulher que possui a mesma condição, entretanto, tiveram uma filha normal. Dito isso, nos pergunta quais serão os genótipos dos familiares.
- Como descobrir o genótipo ?
O primeiro passo é percebermos o padrão de dominância dessa condição, o nanismo, nesse caso, se comporta como uma condição dominante, enquanto que a não condição do nanismo, é uma característica de caráter recessivo.
- Mas por que o nanismo é uma condição dominante ?
Perceba que se o nanismo fosse uma característica recessiva, então um casal que são anões, não poderiam ter uma descendente, que não possuísse o mesmo fenótipo de nanismo, e podemos comprovar isso por meio de um cruzamento hipotético, onde duas pessoas anãs são cruzadas entre si. Sendo essa uma característica recessiva.
- Fazendo esse cruzamento hipotético :
a a
a aa aa
a aa aa
Perceba que 100% dos genótipos resultantes são homozigotos recessivos, e codificaria alguém com nanismo, se essa fosse uma característica recessiva. Só que o casal teve uma filha normal. Então nós sabemos, que por tabela, essa é uma característica de caráter dominante, já que não seria possível esse casal ter uma filha normal se o caráter de não nanismo fosse dominante.
Sendo o nanismo uma condição dominante, ela pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- E uma pessoa sem nanismo ?
Será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por aa), já que para toda característica recessiva se expressar, o alelo recessivo que condiciona a característica recessiva, precisa estar na ausência do alelo dominante que por tabela, vai condicionar a característica dominante.
- Certo, mas como saber que o casal é heterozigoto ?
Bom, já que nós descobrimos que o nanismo é dominante, e o casal possui essa condição, eles então possuem, obrigatoriamente, o alelo dominante ''A'' em seu genótipo. Então para descobrir o genótipo do casal é simples, basta fazermos os cruzamentos, e encontramos os genótipos que irão gerar uma pessoa normal (aa).
- Supondo que o casal seja homozigoto dominante (AA) :
A A
A AA AA
A AA AA
Desse cruzamento, nós percebemos que 100% dos descendentes, possuiriam o nanismo, mas esse casal gerou uma filha que não possui nanismo, sendo assim, esse não pode ser o genótipo do casal.
- Sendo um homozigoto dominante (AA) e outro heterozigoto (Aa) :
A a
A AA Aa
A AA Aa
A partir da análise desse cruzamento, nós percebemos que 50% dos genótipos são heterozigotos (Aa), e 50% são homozigotos dominantes (AA), em outras palavras, 100% iriam possuir nanismo.
- Mas sendo ambos heterozigotos (Aa) :
A a
A AA Aa
a Aa aa
A partir da análise desse quadro de Punnett, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (AA) e codificam alguém com nanismo.
1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Aa) e codificam alguém com nanismo.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (aa) e codificam alguém sem o nanismo, que é o genótipo da filha do casal.
Em suma, concluímos a partir dos cruzamentos, que os genótipos dos familiares serão :
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47506817
Bons estudos e espero ter ajudado :)