ENEM, perguntado por tiagobairros2011, 8 meses atrás

Um grupo (...) [que] era uma comunidade de crentes fundamentalistas islâmicos, e que reconheciam como única fonte do poder estatal e do Direito a vontade de Alá e o Corão. O Ministério do Interior proibiu o grupo com base nos limites do regramento do direito de associação e o dissolveu. O Tribunal Administrativo Federal ante ao qual se apresentou o recurso, confirmou a proibição mediante acórdão de 27 de novembro de 2002. [...] Enquanto que [seus] participantes (...) deduzem o Direito e a lei que lhes vinculam exclusivamente da vontade de Alá, negam o consenso democrático fundamental sobre a geração de normas jurídicas a partir da vontade do povo, qualquer que seja a forma encontrada de sua representação” (DENNINGER, Erhard; GRIMM, Dieter. Derecho Constitucional para la Sociedad Multicultural. Madrid: Trotta, 2007, p. 39 e 40 - [grifos do original]). Considerando a Charge, os textos acima e a o conteúdo do tema 3, assinale a alternativa correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
3

a)  Ao se adotar a estrutura teocrática absolutista de regência política da sociedade, tomando a divindade como única fonte do direito, opera-se a exclusão daquilo que se faz diferente e, consequentemente, se nega a condição de subjetividade e individualidade necessárias à coexistência cultural.

b)  O necessário respeito à liberdade e subjetividade tornam matéria indiscutível, em termos de política pública estatal, as ações de cunho religioso de quaisquer matizes ou denominações, por mais diferentes que possam parecer ao parâmetro cultural dominante.

c)  A violência constatada nos atentados praticados na Maratona de Boston decorreu de uma atividade completamente desvinculada de componentes de conflito cultural.

d)  A concepção de que haja uma competição entre culturas com o foco na construção de hegemonia tem seu ponto culminante dentro da prática do multiculturalismo europeu do fim do século XX e início do século XXI.

e)  A alegação de que o Estado islâmico negue “o consenso democrático fundamental sobre a formação das normas jurídicas a partir da vontade do povo” expressa com precisão o discurso de ódio denunciado por Touraine contra o islamismo, a representar a negação de convivência democrática entre as culturas europeia e islâmica, motivada pela intransigência da primeira em assimilar os valores da segunda.

A alternativa correta é a:

Alternativa A)

A tirinha traz uma reflexão sobre a união dos preceitos religiosos para a sociedade, aqui a religião passa a ser a única fonte de direito, é o código moral de uma sociedade ou de uma pessoa.

Esse pensamento é muito perigoso pois se opõe ao que é diferente, causando problemas graves como os grupos radicais islâmicos. Essas pessoas são capazes de matar apenas pela sua crença e pelo que está escrito em livros sagrados.

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes