Física, perguntado por angelstarju, 1 ano atrás

Um grupo acompanhou uma medida realizada por um cientista, na qual Δt = 2,5 segundos. Considerando que a velocidade da luz no vácuo é igual a 3.10^8 m/s e desprezando os efeitos da rotação da terra, calcule a distância Terra-Lua


AnaClaraBezerra: Você não especificou qual a medida do cientista. Foi da luz? Foi um sensor colocado na lua? Um espelho refletor?
angelstarju: Em um program de televisão, um cientista informou que foram deixados na luas espelhos refletores para que a, da terra a medida da distancia Terra- Lua pudesse ser realizada no intervalo de tempo DELTA T que um feixe de laser percorre o caminho de ida e volta.
angelstarju: Depois dessa parte do enunciado vem a pergunta e não tem mais nenhum detalhe
AnaClaraBezerra: Ah, ok! Essa parte é essencial!

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaClaraBezerra
56
Considera-se  que a luz percorre uma trajetória retilínea (Princípio de Fermat dos raios retilíneos) a uma velocidade constante no vácuo c = 3. 10^{8} m/s.

Neste caso, temos que \Delta t é o tempo necessário para a luz ir até o espelho refletor e voltar. Ou seja, percorre a distância Terra-Luz duas vezes.

Aplicando MRU:

v = \frac{\Delta S}{\Delta t}

Temos que a velocidade corresponde à velocidade da luz, e a variação no espaço é duas vezes a distância x que queremos achar:

c = \frac{2x}{\Delta t}\\
3.10^{8} = \frac{2x}{2,5}\\
2x = 3.10^{8} . 2,5\\
2x = 7,5 . 10^{8}\\
x = 3,75 . 10^{8} m
Perguntas interessantes