Um grito pula no ar como foguete. Vem da paisagem de barro úmido, caliça e andaimes hirtos. O sol cai sobre as coisas em placa fervendo. O sorveteiro corta a rua. E o vento brinca nos bigodes do construtor. ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. In: ________. Nova reunião: 23 livros de poesia – Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 13. Nos versos destacados, os verbos empregados pelo poeta introduzem uma figura de linguagem denominada A comparação, pois estabelece relação de sentido entre elementos distintos. B metáfora, uma vez que desloca o valor semântico de um termo ao outro. C metonímia, já que as palavras foram usadas fora dos contextos normais. D personificação, porque atribui características animadas a seres inanimados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
letra b
Explicação:
confirmei no gabarito
Respondido por
3
Os verbos utilizados pelo poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade no trecho em questão se valem da utilização de uma figura de linguagem denominada "metáfora", como apontado na alternativa B, uma vez que desloca o significado de um termo para o outro.
A metáfora tem como principal caraterística a representação de uma qualidade, uma adjetivação, de um determinado objeto com a utilização de outro objeto, de maneira que ao primeiro objeto sejam remetidas as características que segundo possui sem que seja necessário enumerá-las.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/29065802
Anexos:
Perguntas interessantes