Um grande número de elementos adquire estabilidade eletrônica quando seus
átomos apresentam oito elétrons na sua camada mais externa, e usualmente
esses se ligam para adquirir estabilidade e especificamente a completar suas
camadas externas. Explique detalhadamente as diferenças e características
entre as ligações iônicas, covalentes. Qual a diferença entre célula unitária e
retículo cristalino?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ligação iônica será entre metal e ametal, onde o metal "doará" seu(s) elétrons para o ametal. Na ligação iônica ocorre quando um átomo precisa perder elétrons para se tornar estável. Ao perder elétron da última camada, o átomo fica com estrutura elétrica de carga positiva (cátion); ao receber elétron, ele fica negativo (ânion).
Ligação covalente é entre ametais e ametal e hidrogênio, onde esse elementos "compartilharão" seus elétrons. A ligação covalente ocorre quando 2 ÁTOMOS PRECISAM GANHAR elétrons. Quando ocorre a associação, eles passam a COMPARTILHAR elétrons.
Célula unitária é a menor parte do cristal que contém as suas características, e que repetido tridimensionalmente forma um mineral. Ou seja, é o menor agrupamento de átomos representativo de uma determinada estrutura cristalina específica.
A estrutura cristalina de um sólido é a designação dada ao conjunto de propriedades que resultam da forma como estão espacialmente ordenados os átomos ou moléculas que o constituem conceito de estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica. As estruturas cristalinas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalino