Um grande escritório de advocacia está reformulando sua política de gestão de pessoas. Os donos estão determinados a transformar o escritório em uma organização moderna que obtém o máximo de dedicação e empenho de seus funcionários e que representa para estes um lugar no qual vale a pena trabalhar. Mas, atualmente, o escritório enfrenta alguns desafios. Veja:
#Caso 1: Um grupo de funcionários antigos se sente desmotivado e não se esforça para melhorar seu desempenho. Frequentemente comete erros na execução das tarefas e não cumpre os horários de expediente com pontualidade.
#Caso 2: O escritório vai receber 3 novos estagiários. Eles são estudantes de direito, mas nunca trabalharam na área. Essa é a primeira experiência deles.
#Caso 3: O escritório contratou recentemente 4 novos advogados. Eles são jovens e recém-formados. Ainda estão inseguros em relação à rotina de trabalho e não se sentiram bem recebidos pelos funcionários mais antigos.
Com base nessas informações, no conteúdo estudado no livro e no roteiro abaixo, você deveráelaborar um programa de treinamento para que o escritório supere esses desafios e alcance seus objetivos.
Identifique as necessidades de treinamento: O escritório precisa investir em treinamento para resolver os 3 casos? Que problemas você percebe em cada caso?Planeje um treinamento para cada caso:
O que fazer? Por que fazer? Como fazer? Quando fazer? Onde fazer? Quem deve fazer? Quanto custa?
Soluções para a tarefa
Olá,
Ao tratarmos do caso desse escritório de advocacia que está reformulando sua política de gestão de pessoas, no caso 1 o problema é a falta de perspectiva e aparentemente de metas e incentivos desses funcionários.
Para resolver o caso 1, será necessário mostrar a esses funcionários como eles podem e devem aproveitar a oportunidade de ensinar os estagiários e os advogados entrantes, oferecendo-lhes bônus e metas a serem cumpridas.
No caso 2 o problema está na falta de experiência dos estagiários, o que pode ser resolvido ao promover o trabalho destes junto aos veteranos e aos advogados entrantes.
No caso 3, o problema está na insegurança dos mesmos, o que se resolverá com a aproximação junto aos advogados estagiários e veteranos, promovendo o trabalho com coesão entre estes.
Será preciso investir na carreira dos advogados veteranos para que os mesmos façam a "roda girar". Um plano de carreira seria uma excelente opção, além de bônus para tais veteranos.
Abraços!